Cidade do Desporto gera 330 milhões de euros em Viana do Castelo
A restauração registou 21,6 milhões de euros e a hotelaria teve um volume de negócios de 6,523 milhões de euros, nos primeiros seis meses deste ano.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo calcula um retorno económico, gerado por pagamentos eletrónicos, na ordem dos 330 milhões de euros nos primeiros seis meses da Cidade Europeia do Desporto, o que representa um crescimento de 30,91% relativamente a igual período de 2022.
No que diz respeito a pagamentos eletrónicos com cartões estrangeiros, o município constatou que foram registados 3,4 milhões de euros de visitantes de Espanha, 1,3 milhões de euros com origem nos EUA, 1,2 milhões de euros da Irlanda e 998 mil euros do Reino Unido.
Estes dados sobre o impacto económico do primeiro semestre da Cidade Europeia do Desporto foram apresentados, esta terça-feira, pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, durante a reunião ordinária do Executivo.
O autarca socialista diz que que “a Cidade Europeia do Desporto tem tido particular impacto junto da hotelaria, restauração e comércio tradicional”. Só a hotelaria teve, nos primeiros seis meses deste ano, um volume de negócios de 6,5 milhões de euros, o que se traduz num acréscimo de 33,51% e de 1,6 milhões de euros em relação aos 4,886 milhões do período homólogo de 2022.
A Cidade Europeia do Desporto tem tido particular impacto junto da hotelaria, restauração e comércio tradicional.
Já a restauração registou 21,6 milhões de euros, um acréscimo de 30,91% e de 5,1 milhões de euros quando comparado com o período homólogo de 2022 com 16,5 milhões de euros. O impacto económico no comércio tradicional foi de 4,621 milhões de euros, mais 27,51% e um milhão de euros do que os 3,616 milhões de euros de 2022.
A autarquia registou ainda 181.478 dormidas, acima dos 161.772 verificados em 2022, durante os primeiros seis meses deste ano da iniciativa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cidade do Desporto gera 330 milhões de euros em Viana do Castelo
{{ noCommentsLabel }}