Cerveira reabilita Bairro Social da Mata Velha num investimento de 5,5 milhões de euros
Cerveira aposta na requalificação do Bairro Social da Mata Velha e na reconversão do edificado público devoluto, dando-lhe uma nova vida, como a antiga Pousada da Juventude.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai reabilitar o Bairro Social da Mata Velha, propriedade municipal, para beneficiar 53 agregados familiares, num investimento a rondar os 5,5 milhões de euros. Esta intervenção é uma das soluções habitacionais tidas como prioritárias no aditamento ao Acordo de Colaboração para a Estratégia Local de Habitação de Cerveira, no âmbito do 1º Direito, assinado, esta segunda-feira, entre o município cerveirense e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
Com homologação do Ministério da Habitação, uma das principais alterações ao Acordo de Colaboração para a Estratégia Local de Habitação de Cerveira inclui uma intervenção profunda nas 53 habitações do Bairro Social da Mata Velha que se encontram em regime de arrendamento.
“Volvidas mais de duas décadas da sua construção, constata-se que este parque habitacional municipal já não reúne as devidas condições, inscrevendo-se nos critérios de situação de habitação indigna, necessitando de trabalhos de melhoramento no âmbito da eficiência energética e na adaptação e melhoria da acessibilidade dos espaços internos”, justifica, em comunicado, o autarca socialista Rui Teixeira.
No âmbito da reformulação da Estratégia Local de Habitação de Vila Nova de Cerveira, o município identificou um conjunto de edifícios e frações devolutos, propriedades de várias entidades, que necessitam de intervenção. Entre as empreitadas a realizar está a reabilitação e reconversão para habitação T3 do antigo edifício onde funcionou o Jardim de Infância de Campos. Assim como a reabilitação de um edifício da União de Freguesias de Campos e Vila Meã que será reconvertido em duas frações de habitação. Outra das empreitadas previstas é a construção de oito novas habitações a custos controlados, de tipologias T1 e T2, mediante a aquisição de um terreno na União de Freguesias de Campos e Vila Meã.
Outra das bandeiras do município passa por potenciar o arrendamento acessível para jovens, pelo que vai transformar o edifício da antiga Pousada da Juventude, desativada desde 2008, em imóveis para arrendamento acessível jovem. A autarquia cria, assim, mais uma resposta habitacional para “colmatar a grande procura por parte de trabalhadores da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira”, argumenta a autarquia.
Volvidas mais de duas décadas da sua construção, constata-se que este parque habitacional municipal já não reúne as devidas condições, inscrevendo-se nos critérios de situação de habitação indigna, necessitando de trabalhos de melhoramento no âmbito da eficiência energética e na adaptação e melhoria da acessibilidade dos espaços internos.
A revisão da estratégia local vai ter um impacto significativo no concelho, com atração e fixação de população, antecipa Rui Teixeira. Além de “colmatar a necessidade habitacional para os jovens que não conseguem tornar-se independentes, por representar um custo avultado e porque, no caso de Vila Nova de Cerveira, a oferta habitacional é escassa ou inexistente“.
Segundo a autarquia de Vila Nova de Cerveira, a segunda versão da Estratégia Local de Habitação foi um dos compromissos assumidos por Rui Teixeira, após a tomada de posse em 2021, manifestando a intenção de implementar um mecanismo “mais ambicioso e mais abrangente“. O que irá totalizar um investimento de 6,7 milhões de euros“, adianta.
Presente na cerimónia, a ministra da Habitação, Mariana Gonçalves, realçou, citada no comunicado, o facto de “a essência do programa 1º Direito assentar nas respostas às necessidades prementes através da reabilitação e revitalização, sem descurar a construção de novas respostas que também abranjam os jovens e a classe média”.
Marina Gonçalves destacou ainda o facto de a Estratégia Local de Habitação de Vila Nova de Cerveira “ir mais além do 1º Direito, englobando a reconversão do edificado público que se encontre devoluto, dando-lhe uma nova vida“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cerveira reabilita Bairro Social da Mata Velha num investimento de 5,5 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}