Concurso para apoiar digitalização da indústria com 60 milhões do PRR abre nos próximos dias
São 60 milhões de euros para a indústria transformadora e extrativa aplicarem tecnologias digitais na transformação de operações industriais. Há mais concursos previstos até fim do mês.
O concurso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para apoiar novos investimentos na implementação integrada de soluções tecnológicas na indústria vai abrir “nos próximos dias”, avançou ao ECO fonte oficial do IAPMEI.
Em causa está a abertura de um aviso, com uma dotação de 60 milhões de euros, no âmbito da Componente 16 “Empresas 4.0”, integrada na Dimensão Transição Digital. As empresas vão poder candidatar-se a apoios ao investimento “na implementação integrada de soluções tecnológicas de indústria 4.0, em processos industriais, com incorporação de tecnologias digitais avançadas, dirigido a empresas setor da indústria extrativa e indústrias transformadoras, que demonstrem a aplicação de tecnologias digitais avançadas na transformação de processos ou operações industriais pré-existentes”, explicou a mesma fonte.
Na segunda quinzena de novembro, está ainda previsto que sejam lançados um novo aviso para a atribuição de vales incubadoras/aceleradoras, vouchers para startups e, até ao final do ano, os concursos para o programa Coaching 4.0.
Estas medidas destinam-se à transformação dos modelos de negócio das PME portuguesas e à sua digitalização, porque a economia nacional é maioritariamente dominada por microempresas, “menos ativas digitalmente do que as empresas de maior dimensão”.
O segundo aviso para a atribuição de “vouchers para startups – novos produtos verdes e digitais”, terá novamente uma dotação de 45 milhões de euros. Este programa de vales destinado a apoiar empresas em fase de arranque que tenham ou queiram desenvolver modelos de negócio digitais e ecológicos no primeiro aviso selecionou 749 startups, sendo que, se acordo com as regras, cada beneficiário poderia receber 30 mil euros.
Já os vales incubadoras/aceleradoras destinam-se a empresas em fase de arranque e visam apoiar as incubadoras e aceleradoras no seu desenvolvimento. Os dez milhões de euros de dotação deste segundo aviso pretendem ajudar as empresas a “adotar novas tecnologias digitais, melhorar os recursos à sua disposição e reforçar o seu conhecimento e as suas capacidades” para que arranquem com modelos de negócio assentes no digital. No primeiro concurso, que tinha a mesma dotação, foram selecionadas 63 aceleradoras.
Finalmente, para o Coaching 4.0, um programa que pretende apoiar as empresas na adoção de tecnologias digitais avançadas, estão reservados 40 milhões de euros.
No PRR está definido que até ao terceiro trimestre de 2025, no conjunto das medidas dos programas de digitalização – internacionalização via e-commerce; ações Coaching 4.0 de apoio a modelos de negócio para a transição digital; vouchers para startups para o desenvolvimento de novos produtos ecológicos e digitais e vales para incubadoras e aceleradoras de empresas em fase de arranque tendo em vista o seu desenvolvimento tecnológico – têm de ser apoiadas 8.500 PME e 400 incubadoras de empresas. Uma meta que foi revista em baixa na sequência da reprogramação do PRR já que inicialmente estava previsto abranger 400 e não 100 incubadoras.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Concurso para apoiar digitalização da indústria com 60 milhões do PRR abre nos próximos dias
{{ noCommentsLabel }}