Operação e manutenção na concessão Douro Litoral passa a ser assegurada pela Ascendi

Em pouco mais de três meses, a Autoestradas do Douro Litoral e o Estado chegaram a acordo quanto à renegociação da concessão rodoviária do Douro Litoral, que inclui A32, A41 e A43.

A Autoestradas do Douro Litoral (AEDL) e o Estado chegaram a acordo quanto à renegociação da concessão rodoviária do Douro Litoral, que inclui as três vias dos distritos do Porto e Aveiro – A32, A41 e A43, num total de 73,3 quilómetros.

O ECO/Local Online apurou que os serviços de operação e manutenção da concessão, que eram realizados pela Brisa, anterior acionista, passam a ser assegurados pela Ascendi. Com esta renegociação, “ficam resolvidos todos os temas pendentes que a concessão tinha com o Estado”.

A Autoestradas do Douro Litoral chegou a ser detida pelo grupo Brisa, mas foi comprada na totalidade em 2019 pelo fundo Strategic Value Partners. A empresa liderada por Gonçalo Reis explica, em comunicado, que o “processo, que teve início em setembro de 2023, depois da nomeação por parte da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos de uma comissão de negociação, chegou ao fim nos primeiros dias de janeiro”.

O contrato de concessão foi celebrado com a Autoestradas do Douro Litoral (AEDL), detida pelo fundo Strategic Value Partners, em dezembro de 2007 e expira em 2034. Os três lanços, de 73,3 quilómetros, abriram à circulação em 2011.

Foi um acordo positivo e razoável para ambas as partes, assegurando um enquadramento estável, previsível e amigável para o desenvolvimento desta concessão. Congratulamo-nos que estejam reunidas todas as condições para a continuação de uma lógica de crescimento e melhoria desta infraestrutura, que tem um contributo relevante para a mobilidade na região Norte”, afirma Gonçalo Reis, presidente do conselho de administração da AEDL, em comunicado.

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