Sotecnisol entra nos túneis de França e reforça presença em Espanha

O grupo Sotecnisol, que emprega 650 pessoas e fatura 70 milhões, abriu uma filial em Paris, vai reforçar a presença em Espanha e criou uma nova empresa para atuar na área dos pavimentos industriais.

Fundado em Lisboa em 1970, o grupo Sotecnisol atua nos setores da construção, ambiente e energia, água e agroindústria. Soma 24 empresas, emprega 650 pessoas e fatura 70 milhões de euros. Este ano vai investir dois milhões de euros para reforçar a expansão internacional e apostar em novas unidades de negócio.

No arranque do ano, o grupo iniciou a operação em França e abriu uma filial em Paris na área de impermeabilização e revestimento de fachadas. “É uma área importante que vamos começar em Paris, mas também estamos a explorar fora [da capital] a impermeabilização de túneis. Principalmente no sul de França há muitos túneis a serem construídos e queremos ganhar obras neste segmento”, adianta José Luís Castro, CEO do Grupo Sotecniso. Além de Espanha e França, tem uma empresa na Noruega na área de impermeabilização de túneis.

Em declarações ao ECO/Local Online, o gestor conta ainda que a Sotecnisol vai reforçar a presença em Espanha. Está presente em Madrid e Barcelona, e quer alargar a atividade a outras cidades espanholas. “O negócio em Espanha está mais diversificado e atuamos na área de impermeabilização de coberturas e túneis, revestimento de fachadas e fotovoltaicos”, explica José Luís Castro. Além de Portugal, Espanha, França e Noruega, o grupo está presente em Angola, Moçambique e Argélia.

José Luís Castro, CEO do Grupo SotecnisolGrupo Sotecnisol

Por outro lado, fundou recentemente a empresa Proflooring, que atua na área dos pavimentos Industriais. “Já temos uma equipa preparada para fazer obras de grande dimensão. Vamos começar por Portugal e posteriormente alargaremos a atividade para outros países onde já estamos presentes”, realça José Luís Castro, formado em Gestão de Empresas pelo Instituto Universitário de Lisboa.

Também nos planos está o reforço da frota de camiões “para aumentar a capacidade de distribuição de materiais de construção”, detalha o CEO, que assumiu a liderança da empresa em 1996. O grupo Sotecnisol vai comprar quatro camiões, dois deles com grua.

Abre três lojas Obras360 e compra 90% da Evolut.green

No ano passado, o grupo Sotecnisol investiu mais de dois milhões de euros na abertura de novas lojas, na aquisição de capital de empresas e na expansão de atividade da Sotecnisol Coberturas & Fachadas. O grupo comprou 90% do capital da Evolut.green, assinalando a entrada no negócio da instalação de pontos de carregamento para carros elétricos, e adquiriu 75% do capital Waterproof. O grupo liderado por José Luís Castro abriu ainda três novas lojas Obras360 em Palmela, Vila Nova de Gaia e Leiria, passando a ter sete espaços comerciais.

A Sotecnisol foi fundada por Sá Morais de Castro, Hermano Medeiros e Marcelino Carvalho. Em 2004, este último alienou a sua participação, ficando a grande maioria do capital concentrada nas mãos de um Sá Morais de Castro. Em 2016, a filha de Hermano Medeiros também vendeu a participação, passando a família Sá Morais de Castro a deter 100% do capital da Sotecnisol.

Até 2026, o grupo espera alcançar 100 milhões de euros de volume de negócio, através da expansão empresarial e diversificação. Para isso, a estratégia irá centrar-se na criação e aquisição de novas insígnias, de forma a ampliar o portefólio de serviços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sotecnisol entra nos túneis de França e reforça presença em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião