+M

Nestlé lidera reputação na alimentação e Delta nas bebidas

+ M,

A Farmácias Portuguesas é a marca com melhor reputação junto do setor do retalho, com 80 pontos. A esta segue-se o Lidl (79,7), o Continente (79,3), o Pingo Doce (78,8) e a Worten (78,4).

A Nestlé é a marca com melhor reputação do setor da alimentação, enquanto a Delta lidera nas bebidas. O Fairy é a marca melhor classificada nos detergentes, a Nivea na higiene pessoal e a Farmácias Portuguesas no retalho. Os dados são do RepScore, estudo elaborado pela consultora OnStrategy que analisou mais de duas mil marcas quanto à dimensão emocional da sua reputação.

Segundo o ranking, a Nestlé assegurou o primeiro lugar entre as marcas com melhor reputação no setor da alimentação com 82,6 pontos, seguindo-se a Nestum (82,4), Olá (82,1) e Terra Nostra (80,7). Entre as 10 melhores marcas com melhor reputação junta-se a Oliveira da Serra (80,4), Gallo (80,2), Cerelac (80,1), Danone (80,1), Bom Petisco (79,8) e a Pescanova (79,7).

Já a Delta é a marca com melhor reputação no setor das bebidas, com 83,2 pontos. Segue-se a Luso (82,4), Compal (81,8), Água das Pedras (81,6), Vitalis (80,5), Delta Q (80,3) e Sumol Compal (80,2). A estas, mas já com menos de 80 pontos, sucedem-se a Nespresso (79,8), Agros (79,7) e Ucal (79,5).

A Delta é inclusive a marca que colheu melhor reputação em Portugal em 2023, ocupando a primeira posição entre as 22 marcas que conseguiram alcançar uma “reputação de excelência” (mais de 80 pontos).

No setor do retalho, à líder Farmácias Portuguesas (80) segue-se o Lidl (79,7) e o Continente (79,3). O Pingo Doce (78,8) e a Worten (78,4) completam os primeiros cinco lugares. A Ikea (77,3), a Fnac (77), a Wells (76,5), a Zara (76) e a Mercadona (75,1) completam a lista das 10 marcas de retalho com maior reputação junto dos portugueses.

Entre as marcas de detergentes, a Fairy é a que colhe melhor reputação, com 73,3 pontos, seguindo-se a Skip (72,7), Ajax (72,2), Vileda (71,9) e Cif (71,6) nas primeiras cinco posições. O restante top10 fica completo com a Neoblanc (71,5), Soflan (71,3), Comfort (71,2), Pronto (71,1) e Sonasol (70,7).

No setor da higiene pessoal, os três primeiros lugares são os únicos com uma pontuação acima de 80 pontos, sendo ocupados pela Nivea (81,2), Gillette (80,8) e Colgate (80,5). A completar as restantes sete posições surgem a L’Oreal (79,6), Dodot (79,4), Dove (79,2), Garnier (79), Oral B (78,6), Sensodyne (78,1) e Johnson (77,6).

O estudo é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre durante todo o ano junto de uma amostra de cerca de 50 mil pessoas e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), analisando os atributos associados à relevância, consideração, confiança, admiração, intenção de compra, preferência, recomendação e defesa.

Para a escala de 100 pontos foram auditadas mais de duas mil marcas (associadas a mais de 70 setores de atividade).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.