ÉvoraWine espera 8.000 visitantes e retorno de meio milhão de euros no Alentejo
Evento vínico na Praça do Giraldo vai dar a provar cerca de 250 vinhos de 40 produtores do Alentejo. Organização fala em "combustível para o motor da economia do vinho, turismo e gastronomia".
Considerado o maior evento vínico do Alentejo, a 9ª edição do ÉvoraWine está agendada para os dias 24 e 25 de maio na Praça Giraldo, em Évora. O certame vai contar com uma mostra de mais de 250 vinhos da região e são esperados mais de oito mil visitantes nacionais e estrangeiros. A organização estima ao ECO/Local Online que o evento tem um impacto económico de meio milhão de euros na região. “O evento é o combustível para o motor da economia do vinho, turismo e gastronomia”, garante.
“Este evento é o único da região alentejana que coloca os produtores em contacto direto com os consumidores nacionais e estrangeiros, o que o torna numa fonte altamente rica de pareceres sobre os vinhos produzidos no Alentejo. Para além disso, é uma porta aberta para o turismo, essencial para o crescimento e reconhecimento da região“, reforça Reto Frank Jorg, porta-voz da organização do evento.
Ravasqueira, Herdade dos Coteis, Tapada do Chaves, Quinta do Paral, Adega Borba, Serrano Mira e Fundação Eugénio de Almeida são alguns dos 40 produtores que vão marcar presença em mais uma edição do ÉvoraWine.
José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo salienta ainda que “o vinho é hoje uma das principais âncoras de visita ao território e é por esse motivo que o ÉvoraWine é tão importante para alavancar o turismo da região”.
O vinho é hoje uma das principais âncoras de visita ao território, é por esse motivo que o ÉvoraWine é tão importante para alavancar o turismo da região.
O ÉvoraWine surgiu em 2014 com o objetivo de dar a conhecer a diversidade que a região tem, a nível vínico, gastronómico, cultural e turístico. Na edição deste ano, o evento volta a contar com a parceria e o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e da Câmara Municipal de Évora.
O setor vitícola assume grande relevância na região de Évora e a prova disso é o novo espaço de enoturismo da Adega da Cartuxa no Páteo de São Miguel, um edifício histórico situado no centro histórico da capital de distrito. A Adega Cartuxa, que pertence à Fundação Eugénio de Almeida, investiu neste novo espaço depois de ter alcançado em 2023 o “melhor ano de sempre” no segmento do enoturismo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ÉvoraWine espera 8.000 visitantes e retorno de meio milhão de euros no Alentejo
{{ noCommentsLabel }}