Marketing

Continente, Delta e Pingo Doce são as marcas mais relevantes para o consumidor

Carla Borges Ferreira,

Das 20 marcas mais relevantes para o consumidor, 10 são nacionais, revela o Estudo do Consumidor 2024, iniciativa da Superbrands Portugal conduzida pela empresa de análise e estudos de mercado Amint.

Continente, Delta Cafés e Pingo Doce são as três marcas portuguesas consideradas mais relevantes pelos consumidores. Os resultados são do Estudo do Consumidor 2024, iniciativa da Superbrands Portugal conduzida pela empresa de análise e estudos de mercado Amint.

De acordo com o estudo, das 20 marcas mais referenciadas pelos consumidores, 10 são nacionais: Continente – que ocupa o primeiro lugar em termos de referenciação geral -, Delta Cafés, Pingo Doce, Meo, Mimosa, EDP, Worten, Nos, Galp e SuperBock.

Alargando a análise a marcas globais, Continente, a Adidas e a Nike são as três marcas que lideram o Top 20 em termos de referenciação geral, que é ainda composto por Delta Cafés, Samsung, Pingo Doce, Nestlé, Apple, Zara, Meo, Lidl, Coca-Cola, Vodafone, Mimosa, EDP, Mercedes, Worten, Nos, Galp e Super Bock.

É notório um crescimento significativo das marcas de origem portuguesa no top de referência espontânea. Se no ano passado tínhamos sete marcas nacionais no Top 20, este ano esse número subiu para 10. Portanto, é com imensa satisfação que assistimos ao momento em que este Top passa a ser 50% ocupado por marcas nacionais”, refere a propósito Pedro Diogo Vaz, country manager da Superbrands Portugal.

“Apesar de sermos um país que valoriza muito as marcas internacionais, esta evolução demonstra o reconhecimento e a relevância que os consumidores dão às marcas nacionais, bem como a importância que as empresas nacionais devem dar à valorização das suas marcas”, prossegue o responsável, citado em comunicado.

Para o estudo, apresentado esta quinta-feira na Universidade Católica, foi pedido aos consumidores para, de forma espontânea, indicarem as três marcas que consideram mais importantes e relevantes em termos de notoriedade, marcas únicas, confiança, identificação e satisfação das necessidades.

Das 20 marcas, o Continente é a única que está sempre mencionada no top 3 destas cinco dimensões, só não liderando no ranking de notoriedade, no qual é ultrapassado pela Adidas e pela Nike. Segue-se a Nike, com três aparições no Top 3, e a Adidas e a Delta Cafés, com duas aparições cada uma.

Retalho, alimentação, desporto, tecnologia e telecomunicações agregam em conjunto 79% das referências. Numa comparação com os dados do Estudo do Consumidor de 2020, observa-se que os setores que mais aumentaram a sua presença no Top 20 foram alimentação, desporto, telecomunicações e energia. O setor que mais desceu foi o da tecnologia, destaca a Superbrands Portugal.

Analisando por gerações — silent generation (1928-1945), baby boomers (1946-1964), geração X (1965-1980), millennials (1981-1996) e geração Z (1997-2012) –, a marca Continente surge no Top3 do ranking geral nas cinco gerações. Por sua vez, Nestlé, Vodafone, Delta e Meo aparecem em uma geração e a Delta, Samsung, Pingo Doce e Adidas estão no Top 10 das cinco gerações.

As marcas de retalho têm o maior peso entre as cinco gerações, as marcas de alimentação têm um peso significativo, especialmente entre os baby boomers, e as marcas de tecnologia entre os millenials.

Para o Estudo do Consumidor 2024 realizaram-se um total de 1.000 entrevistas com uma margem de erro absoluto no caso do cálculo de uma proporção associado a esta amostra de ± 3,2%. A empresa que realizou o trabalho de campo foi a Multidados, entre o 10 de janeiro e o 15 de fevereiro de 2024.

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