Covilhã instala reservatório de água na Serra da Estrela para ajudar a combater incêndios

O reservatório de água com capacidade de 200 mil litros permite o abastecimento a meios aéreos e terrestres. Autarquia da Covilhã pretende criar no um total de dez novos pontos de água.

A Câmara da Covilhã inaugurou um reservatório de água com capacidade de 200 mil litros para ajudar os meios disponíveis a combater os fogos florestais na Serra da Estrela.

Instalado num terreno cedido pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), junto à antiga Casa do Guarda na área que é conhecida como Rosa Negra, este reservatório implicou um investimento superior a 30 mil euros, valor que foi totalmente suportado pelo município da Covilhã.

Em comunicado a autarquia liderada por Vítor Pereira detalha que “trata-se de um reservatório de utilização mista, que permite o abastecimento a meios aéreos e a meios terrestres e que vem colmatar uma das lacunas identificadas na análise realizada ao grande incêndio de 2022, relacionada com a necessidade de criar mais pontos de água naquela zona”.

O reservatório, inaugurado na quarta-feira, passa a abranger uma zona que não estava coberta, o que, numa situação de incêndio, permitirá uma maior rapidez no reabastecimento dos meios e a redução do tempo entre as descargas aéreas.

Paralelamente, a Câmara da Covilhã também está a colocar de bocas-de-incêndio de grande dimensão na Serra da Estrela, tendo já instalado quatro de um total de dez.

O presidente da Câmara covilhanense explicou ainda que “este vai ser o primeiro de uma rede de reservatórios de água que a autarquia pretende criar no concelho, num total de dez novos pontos de água”.

Detalhando que os restantes reservatórios serão de maior dimensão e com custos mais elevados, Vítor Pereira esclareceu que já estão a ser procuradas linhas de financiamento, nomeadamente no âmbito do Plano de Revitalização da Serra da Estrela.

“Queremos que os homens e mulheres, que têm de enfrentar as chamas, tenham ao dispor as melhores condições possíveis”, apontou o autarca, especificando ainda que os restantes estão previstos para a Erada, Trigais, Cortes do Meio, Tortosendo, Casegas, Sobral de São Miguel, São Jorge da Beira, Verdelhos e Sarzedo.

Com o objetivo reforçar os meios do Estado para a missão de combate aos incêndios rurais, Portugal assina esta quinta-feira o contrato de aquisição de dois aviões bombardeiros pesados DHC-515Canadair no valor de 100 milhões de euros. Os novos meios de combate aos incêndios deverão chegar em 2029 e vão ser financiados com fundos comunitários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covilhã instala reservatório de água na Serra da Estrela para ajudar a combater incêndios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião