Frango Vaidoso voa de Setúbal até ELITE da Euronext para ganhar volume

  • Alexandre Batista
  • 16 Setembro 2024

Uma empresa com três churrasqueiras em Setúbal surge ao lado da Carris num programa de aceleração da Euronext e World Trade Center Lisboa. Só a virar frangos, fatura mais de 4 milhões de euros.

Hélio Gaspar, CEO do grupo que detém a Frango Vaidoso

O que leva uma empresa com três churrasqueiras em Setúbal a integrar o programa ELITE, numa lista de oito participantes do programa de aceleração da Euronext, e na qual se inclui a Carris e a Transportes Paulo Duarte, questionariam alguns no evento de lançamento da iniciativa.

Hélio Gaspar, “self-made” CEO de um grupo de cinco empresas que, com a Frango Vaidoso, vende mais de 6 mil frangos semanalmente, quer aprender com os que já cantam de galo na economia nacional para preparar a desejada expansão até às 25 churrasqueiras.

No programa da gestora da Bolsa de Valores portuguesa e da World Trade Center Lisboa (WTCL), a Frango Vaidoso corre ao lado da Carris, Aurea Phigital, Effisus, Engexpor, grupo Outeirinho, TLG Global e Transportes Paulo Duarte.

O empresário de 45 anos que aos 18 trocou o ensino pela agricultura — ramo em que a família detinha propriedades no distrito de Setúbal — e mais tarde detetou o espaço para a venda de leitão assado na região, afirma-se confiante, em declarações ao ECO/Local Online, dos ensinamentos que poderá obter entre gestores de empresas reconhecidas pelo seu grande porte. Veja-se a Companhia Carris de Ferro de Lisboa, que só em ativos fixos tangíveis (inclui edifícios e veículos) detinha, no final de 2023, 176 milhões de euros.

Outra empresa do programa, que nos habituámos a ver circular pelas estradas em longos camiões, a Transportes Paulo Duarte, faturou em 2023 mais de 60 milhões de euros, segundo dados da InformaDB. Por seu lado, e contrariando eventuais perceções de falta de dimensão, a Frango Vaidoso vira semanalmente 6 mil frangos em três churrasqueiras em Setúbal, tendo movimentado mais de 4 milhões de euros durante 2023, segundo revela Hélio Gaspar ao ECO.

A marca, criada em 1997 e adquirida pelo grupo do empresário em 2016, incorpora um grupo de que o comércio de leitões assados é o precursor com a Bacorinho — “uma forma de ter um leitão da Bairrada em Setúbal sem ir à Mealhada”, frisa o empresário.

A entrada na ELITE, projeto iniciado em julho de 2023, já com 16 empresas incorporadas em fases anteriores à chegada destas oito anunciadas na quinta-feira, tem por objetivo intervir no “mindset de gestor” e “obter know-how”, explica Hélio Gaspar. “Quem não evolui é substituído, e eu não quero ser substituído. Procuro ir à procura de sabedoria e estar ao lado dos melhores”, diz.

A partir do exemplo da Carris, empresa de origem centenária empregadora de mais de 2600 pessoas e com autocarros, elevadores e elétricos ao serviço dos cidadãos em Lisboa e alguns concelhos limítrofes, perguntamos ao empresário quais os ensinamentos pretendidos nesta viagem pela ELITE. “Quero saber quais são as dores da Carris. Têm dores diferentes das minhas? Como me podem ajudar a internacionalizar?”, diz.

Quero saber quais são as dores da Carris. Têm dores diferentes das minhas? Como me podem ajudar a internacionalizar?

Hélio Gaspar

CEO da Frango Vaidoso

A aprendizagem retirada do programa da Euronext fará escola para lá da Frango Vaidoso, abrangendo as oito marcas do grupo, centradas na restauração e dispostas pelos concelhos de Setúbal e Palmela.

Ao todo, o grupo iniciado já neste século com a Bacorinho, e ainda em fase de consolidação da sua designação — provisoriamente assume-se por HGestGroup — emprega 94 pessoas e faturou 7,3 milhões de euros em 2023, dos quais quase 60% provêm da Frango Vaidoso. O objetivo declarado pelo CEO de extrair experiências que incluam a internacionalização inclui-se no roteiro para expandir a rede de churrasqueiras até às 25.

A marca Bacorinho, de venda de leitões assados, foi a primeira aposta empresarial do grupo

A partir da ELITE, o fundador desta empresa familiar e acionista único em parceria com a sua mulher pretende conhecer caminhos para uma terceira fase de crescimento, num prazo mais alargado, e que o empresário não exclui significar uma centena de portas abertas em Portugal e fora do país. Ainda assim, realça, “uma coisa é a nossa pretensão, outra é qual a estratégia e o que é o momento e a cultura do país”.

A entrada na ELITE fez-se pela porta do centro de negócios WTCL, em Oeiras, de que Hélio Gaspar é um dos membros iniciais. O desafio à Frango Vaidoso surgiu num evento de networking, explica ao ECO, seguindo-se a candidatura e a análise do potencial da empresa para integrar o programa.

Fundamental foi a experiência do empreendedor de Setúbal, empresário autodidata que em 2020, que em ano COVID sentiu, como a generalidade da restauração, um terramoto na Bacorinho e numa só semana lançou a loja online que já tinha montada na mente. Se antes vendia não menos que meio leitão, passou a comercializar também aos quartos. Uma agilidade típica de empresa de pequena dimensão.

Também podem aprender alguma coisa comigo. Podem aprender como lidero as minhas equipas e as inspiro a fazer, não para mim, mas sim para a empresa

Hélio Gaspar

CEO da Frango Vaidoso

Quando questionado sobre se tem alguma mensagem para os seus pares, Hélio responde que “também podem aprender alguma coisa comigo. Podem aprender como lidero as minhas equipas e as inspiro a fazer, não para mim, mas sim para a empresa”.

Pensando num gigante como a Carris, Hélio diz que poderá partilhar com a empresa pública, que vê como estando aberta ao empreendedorismo, e onde cada departamento é quase uma empresa, os desafios de uma organização mais pequena. “Podem tirar ensinamentos de como estar mais perto dos colaboradores, a partilha de cultura organizacional”, admite.

A concluir, um desejo para o programa da Euronext e do WTCL: “Espero que seja um ano brilhante de sabedoria”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Frango Vaidoso voa de Setúbal até ELITE da Euronext para ganhar volume

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião