Perlim deixa cinco milhões de euros no sapatinho de Natal da Feira

O Perlim, conhecido como o maior parque temático de Natal do país, representa um investimento de 1,1 milhões de euros por parte da autarquia. É esperado um retorno de cinco milhões.

Santa Maria de Feira volta a abrir as portas da Quinta do Castelo para mais uma edição do Perlim, o “maior parque temático de Natal do país”. O evento, que decorre de 23 de novembro a 5 de janeiro, representa um investimento de 1,1 milhão de euros por por parte da autarquia feirense. O município estima um retorno económico para a cidade superior a cinco milhões de euros.

“É um dado empírico, mas estimamos um retorno de cinco milhões de euros na cidade, incluindo alojamento, restauração e comércio local”, “afirma o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, em declarações ao ECO/Local Online. O edil feirense assegura que a taxa de ocupação na hotelaria situa-se entre os 70% a 80% no primeiro fim de semana do evento.

Apesar do investimento, a autarquia feirense está convicta de que o evento será financeiramente autossustentável à semelhança de outros anos, dependendo do tempo. “O Perlim é autossustentável se os dias de chuva forem residuais e não tivermos que encerrar devido às condições meteorológicas”, afirma Amadeu Albergaria. No entanto, o presidente está convicto que as receitas da bilheteira pagam o investimento.

Para além do investimento da autarquia no Perlim, acrescem ainda 167 mil euros em iluminação pública e 45 mil euros na restante programação natalícia. “A nível de Natal em Santa Maria da Feira estamos a falar de um investimento que ronda os 1,3 milhões de euros”, contabiliza o autarca.

Nascido em 2008 e inicialmente batizado de “Terra dos Sonhos”, a edição do Perlim deste ano sai pela primeira vez da Quinta do Castelo para as ruas do centro histórico, todos os sábados e domingos, onde vão desfilar dois carros “alegóricos” e o comboio de Natal com as personagens de Perlim, o Pai Natal e várias dezenas de figurantes.

Para além do parque temático na quinta do Castelo, o centro da Feira vai contar com um mercado de Natal, com o circo espanhol Evolution e com a Pista de Gelo nas margens do Rio Cáster, na zona envolvente das piscinas municipais de Santa Maria da Feira.

O Pai Natal chega à cidade feirense no sábado de manhã, dia 23 de novembro, um momento que antecipa a abertura do evento. Um dia antes, o Mercado de Natal abre ao público e a as luzes natalícias iluminam toda a cidade.

O parque temático natalício Perlim envolve o trabalho diário de cerca de 350 pessoas e todos os espetáculos são assegurados por companhias locais. São esperados cerca de 100 mil visitantes, sendo que 40% são espanhóis principalmente da zona da Galiza.

A pulseira para aceder todos os dias ao evento tem o preço de 16 euros, enquanto o bilhete diário custa durante a semana 7,50 euros por adulto e 6,50 euros para crianças dos 3 aos 12 anos e maiores de 65 anos. A entrada no circo custa 15 euros e 12 euros, respetivamente, e o bilhete conjunto custa 18,50 euros e 14,50 euros, respetivamente. Ao fim de semana e feriados, os bilhetes para o circo custam mais um euro. A pista de gelo tem o valor de cinco euros durante a semana e sete euros ao fim de semana e feriados.

À semelhança de edições anteriores, todas as crianças que residam no concelho de Santa Maria da Feira ou frequentem o pré-escolar e o 1º, 2º e 3º ciclo em escolas públicas, privadas e IPSS do território, vão receber uma entrada gratuita para o parque temático Perlim.

O autarca feirense contabiliza que no total são mais de 30 iniciativas que integram o programa municipal Natal em Santa Maria da Feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Perlim deixa cinco milhões de euros no sapatinho de Natal da Feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião