Município de Valongo compra 44 casas inacabadas ao IHRU para arrendamento acessível

O ato de compra ao IHRU das 44 casas inacabadas há mais de 20 anos para reabilitação e posterior arrendamento acessível é oficializado esta quinta-feira no município.

O município de Valongo toma as rédeas da construção inacabada de 44 casas para habitação social em Ermesinde, comprando o empreendimento ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para posterior reabilitação e arrendamento a preços acessíveis. O processo envolve um investimento de seis milhões de euros, financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A formalização da aquisição destas habitações é mais uma etapa decisiva para se resolver um problema com décadas, pois só podemos intervir tendo a propriedade plena dos imóveis“, assinala o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

“Desde que se iniciou o atual ciclo governativo, em 2013, a Câmara Municipal de Valongo foi alertando ao longo dos anos o IHRU para aquela situação, tendo desde logo manifestado disponibilidade para encontrar uma solução para o problema daquele conjunto de casas inacabadas”, detalha o autarca.

A formalização da aquisição destas habitações é mais uma etapa decisiva para se resolver um problema com décadas, pois só podemos intervir tendo a propriedade plena dos imóveis.

José Manuel Ribeiro

Presidente da Câmara Municipal de Valongo

O município tem vindo a trabalhar no projeto de reabilitação e na candidatura do projeto, devendo em breve lançar o concurso público da empreitada para concluir estas 44 casas, que serão atribuídas em regime de renda apoiada às famílias mais carenciadas do concelho inscritas na lista de espera para habitação.

As 44 frações do empreendimento de habitação social Mirante de Sonhos vão ser reabilitadas pela autarquia no âmbito do Programa 1.º Direito como resposta à Estratégia Local de Habitação com vista a dar melhores condições de vida aos munícipes.

O ato público da outorga da escritura de aquisição pela autarquia de Valongo ao IHRU acontece esta quinta-feira, na câmara municipal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Município de Valongo compra 44 casas inacabadas ao IHRU para arrendamento acessível

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião