Solução para caos na VCI do Porto deverá passar pelo desvio de pesados para a CREP

Imbróglio da VCI, entre Porto e Gaia, deverá ter um fim à vista em breve. Governo vai apresentar solução que vai ao encontro das recomendações dos autarcas da Área Metropolitana do Porto.

O Governo deverá anunciar, “dentro de dias”, a solução definitiva para o caos diário e congestionamento da Via de Cintura Interna (VCI), que liga Porto e Vila Nova de Gaia, e que passará pelo desvio dos pesados para a Circular Regional Externa do Porto (CREP), anunciou esta segunda-feira o presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP). Mas não só, assegurou Eduardo Vítor Rodrigues.

“De facto, passa por olharmos para a CREP [também denominada A41] como um instrumento de mobilidade, sobretudo dos pesados, e dos pesados de mercadorias, e isso, a ser assim e a consumar-se, vai significar um passo de gigante que é dado com coragem por parte do Governo e do ministro [das Infraestruturas e Habitação] Miguel Pinto Luz e que, no fundo, vem consumar aquilo que há vários anos os autarcas da AMP vêm pedindo”, disse Eduardo Vítor Rodrigues na sede da entidade.

À margem da cerimónia de assinatura da escritura de constituição da empresa Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) — constituída para gerir o sistema de bilhética Andante e a rede de autocarros Unir –, o líder da AMP assegurou que “o assunto está encerrado“. O imbróglio da VCI que se arrasta há vários anos e é uma dor de cabeça para os automobilistas parece ter um fim à vista.

Vai significar um passo de gigante que é dado com coragem por parte do Governo e do ministro Miguel Pinto Luz e que, no fundo, vem consumar aquilo que há vários anos os autarcas da AMP vêm pedindo.

Eduardo Vítor Rodrigues

Presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP)

“Os autarcas foram contactados pelo Governo, depois de um longo tempo de trabalho que tivemos. E, nos próximos dias, o Governo vai apresentar uma solução, que significa, muito provavelmente, um contributo absolutamente determinante para a qualidade da mobilidade, sobretudo neste miolo urbano”, avançou o líder da AMP, também presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Em janeiro deste ano, a Assembleia Municipal do Porto decidiu recomendar ao Governo a colocação de portagens para pesados na VCI, de modo a retirar o tráfego e reduzir o congestionamento nesta via. Rui Moreira, autarca portuense, disse mesmo, na ocasião, que esta via “quando entra em colapso causa uma verdadeira trombose na cidade”. Como alternativa à VCI, o município propunha desviar os camiões para a A41 (CREP), e iria instar o Governo a isentar, durante um ano, o pagamento de portagens nesta via.

Na prática, o tráfego de camiões passaria a ser desviado da VCI, que é gratuita, para a A41, que tem cobrança com portagens e atravessa municípios como Matosinhos, Maia, Valongo ou Vila Nova de Gaia.

Tudo aponta para que a solução do Governo passe por algumas destas propostas, mas o presidente da AMP não quis adiantar pormenores. Será uma decisão “sistémica no sentido de não significar apenas uma medida isolada, mas é sobretudo uma solução que os autarcas já tinham há vários anos estudado e, aliás, pedido publicamente”.

Por fim, considerou, “vai ser uma solução que visa aliviar um centro da área metropolitana enquanto estão a ser construídos equipamentos, estruturas e acessibilidades que são absolutamente decisivas, mas que vão ter efeito apenas daqui a dois ou três anos, como por exemplo, a linha Rubi” do metro do Porto.

O ministro das Infraestruturas tinha-se comprometido de que iria anunciar uma “solução definitiva” para reduzir o volume de tráfego na VCI. Desde essa altura que se tem reunido com autarcas da AMP, com a Infraestruturas de Portugal (IP) e a AMP.

Interpelado pelos jornalistas se haverá um ajustamento nas portagens na autoestrada A4 no Grande Porto, Eduardo Vítor Rodrigues salientou que a retirada de portagens “significa sempre um trabalho que é, mais do que de mobilidade, de finanças, porque significa a alteração das regras de concessão”.

“Muitas vezes, aquilo que podemos ambicionar é complementar isso com portagens virtuais, por exemplo. Mas o Governo tem uma solução estudada que acho que vai validar a solução que o presidente [da câmara do Porto] Rui Moreira e eu próprio temos vindo a anunciar, ou a pedir e solicitar ao Governo”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Solução para caos na VCI do Porto deverá passar pelo desvio de pesados para a CREP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião