As tendências do TikTok para este ano, segundo a própria rede social
Foco na autenticidade, com recurso a mais criadores de conteúdo, a integração dos valores dos utilizadores ou o uso de novas ferramentas criativas baseadas em IA, são alguns conselhos do TikTok.
“Fusão de marca”, “osmose das identidades” e “catalisadores de criatividade”. São estes os três grandes temas identificados no “What’s Next Report 2025“, o quinto relatório anual do TikTok que identifica as tendências que irão moldar o marketing na plataforma chinesa e influenciar a ligação entre marcas e comunidades na rede social em 2025.
Em 2024, as marcas tentaram ser mais criativas e preencher a lacuna de confiança entre consumidores e marcas através de criadores de conteúdo. À medida que se avança em 2025, o novo relatório visa assim dar orientações para que as marcas se tornem mais culturalmente ressonantes, mostrando como o público está a responder às rápidas alterações e como as marcas se estão a adaptar.
Fusão de marca
A plataforma começa por avançar que este ano a autenticidade será “mais essencial do que nunca” no TikTok, com as marcas a “descobrir cada vez mais o valor de colaborar com diversos criadores“, desde os influenciadores de nicho até aos “perfis mais conhecidos e dinâmicos”.
Neste sentido, sublinha-se no relatório a disponibilidade de ferramentas como o Creator Marketplace, a plataforma oficial do TikTok para colaborações entre marcas e criadores, que facilitam estas parcerias.
“Em vez de depender de um único criador, as marcas podem agora conectar-se às suas comunidades em larga escala, alcançando públicos únicos e criando um storytelling autêntico“, refere-se em nota de imprensa. Segundo o estudo, dois em cada três utilizadores do TikTok dizem gostar quando as marcas colaboram com uma variedade de criadores, sendo que a integração de códigos personalizados e ofertas exclusivas amplifica ainda mais o alcance.
Osmose das Identidades
“As marcas estão a integrar, de forma orgânica, os valores em evolução dos consumidores, permitindo que esses ideais em mudança redefinem a sua identidade“, lê-se no relatório. A ideia baseia-se desde logo no facto de 81% dos utilizadores considerarem que o TikTok os ajuda a descobrir novos temas e tendências de que não sabiam que gostavam.
“Para além da autenticidade dos conteúdos, para criar uma relação genuína, as marcas devem encontrar as suas comunidades onde estas estão e partilhar conteúdos reais e não ‘alterados‘, como entrevistas de rua, bastidores ou conteúdos que fomentem a reflexão”, o que permite às marcas inspirar mais confiança e envolvimento com a comunidade.
Além disso, o TikTok está também a ajudar redefinir as conversas sobre temas como o feminismo, as finanças ou o bem-estar. Entre as utilizadoras do género feminino da plataforma, por exemplo, 72% confessa que é fácil criar ligação e partilhar experiências de vida comuns na rede social chinesa, mesmo entre desconhecidos, o que pode abrir oportunidades para as marcas.
Catalisadores de Criatividade
Outra das tendências para este ano passa pela adoção de ferramentas ainda por explorar por parte dos profissionais de marketing para “idealizarem, construírem, aprenderem e assumirem riscos criativos mais emocionantes do que nunca”, lê-se no relatório.
Isto é desde logo importante tendo em conta que “a inovação criativa está no centro da experiência TikTok”. No caso da inteligência artificial (IA), os utilizadores e as marcas adotam esta tecnologia para tarefas como personalizar roupas, visualizar reformulações de divisões da casa ou gerar ideias para guiões, recorrendo a ferramentas como o Symphony Assistant. “Essa abordagem lúdica e criativa faz com que a IA pareça menos ficção científica e mais uma ferramenta divertida e útil para a vida diária”, refere-se no documento.
Os utilizadores do TikTok mostram também uma probabilidade 1,4 vezes maior de se dizerem “entusiasmados” em ver IA generativa usada em anúncios, quando em comparação com utilizadores de outras plataformas.
Estas novas ferramentas permitem assim às marcas “inovar em conjunto com os consumidores, transformando-os em participantes ativos no desenvolvimento de produtos e no storytelling e não só em meros espectadores”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.