Leiria apela ao Governo para elevar o Politécnico a universidade
Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria quer concretizar a ambição "justa e legítima" de transformar o Politécnico de Leiria em universidade.
O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e autarca de Leiria apelou nesta terça-feira ao ministro da Educação, Ciência e Inovação para que ajude a concretizar a ambição “justa e legítima” de transformar o Politécnico de Leiria em universidade.
“A região de Leiria está pronta, a instituição está preparada, os agentes políticos, empresariais e sociais estão unidos. Investir numa universidade aqui é uma decisão estratégica. As regiões com universidades fortes são mais coesas, mais inovadoras, mais competitivas”, disse o presidente da CIMRL, Gonçalo Lopes, dirigindo-se ao ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, que esteve nesta terça-feira presente em Leiria para a apresentação do estudo da Estrutura de Missão do Politécnico de Leiria.
Segundo o autarca, “Leiria já é uma das regiões com maior peso industrial e com melhor performance exportadora”.
“Com uma universidade, esse contributo será exponenciado. A região de Leiria merece evoluir para a dimensão universitária. É uma questão de coesão territorial e de visão nacional. Somos uma das poucas regiões e capitais de distrito sem universidade”, frisou o também presidente da Câmara de Leiria.
Gonçalo Lopes destacou os centros de investigação reconhecidos e projetos de vanguarda, assim como o “tecido económico inovador e com forte vocação internacional”.
Além disso, a comunidade já funciona como verdadeira cidade universitária: “O Politécnico de Leiria já demonstrou amplamente essa capacidade”, sendo “reconhecido nos ‘rankings’ internacionais mais prestigiados”.
Com uma oferta formativa “robusta, com mais de 14.000 estudantes e uma forte dimensão internacional”, o Politécnico de Leiria “desenvolve investigação de excelência, com centros ativos em diversos domínios”, disse Gonçalo Lopes, não esquecendo a “forte ligação às empresas e uma aposta clara na qualificação dos recursos humanos como motor de desenvolvimento regional”.
“Os municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria assumem com firmeza esta convicção: a criação da universidade pública de Leiria é hoje uma prioridade estratégica da região. Entendemos que estão reunidas todas as condições para entrar num novo ciclo, com uma universidade de pleno direito, sediada em Leiria, com expressão nacional e vocação internacional”, reforçou.
Numa nota de imprensa, a CIMRL acrescentou que o Politécnico de Leiria é colíder da universidade europeia Regional University Network (RUN-EU), possui atualmente um programa doutoral em Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes, lecionado em associação com a Universidade do Minho, estando igualmente em funcionamento o doutoramento em Criação Artística, realizado em associação com a Universidade de Aveiro e o Politécnico do Porto. Foi também aprovado o doutoramento internacional em Engenharia da Digitalização, que será promovido conjuntamente com a Technological University of the Shannon (Irlanda) e com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), “sendo o primeiro doutoramento cujo grau será diretamente outorgado pelo Politécnico de Leiria, desencadeando assim mais um passo para a transformação da instituição em universidade”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Leiria apela ao Governo para elevar o Politécnico a universidade
{{ noCommentsLabel }}