Sky Portugal aposta na “televisão do futuro” a partir de Aveiro
Hub tecnológico especializado em streaming, a Sky Portugal tem novas instalações em Aveiro. Conta ainda com escritórios em Lisboa e no Funchal, num total de 500 colaboradores no país.
Responsável pelo desenvolvimento de plataformas de streaming como a Peacock (EUA), SkyShowtime (Europa) e Showmax (África), a Sky Portugal inaugura esta terça-feira as novas instalações em Aveiro, onde já opera há alguns anos. O objetivo é “consolidar a cidade como um hub tecnológico essencial para o grupo Sky e NBCUniversal, e reforçar a estratégia de expansão” da empresa na região, começa por explicar Marina Magro, diretora-geral da empresa em Portugal, ao ECO/Local Online.
Considerada um hub especializado em streaming, a Sky desenvolve tecnologia made in Portugal. Tem escritórios em Lisboa, Aveiro e Funchal, contando atualmente com 500 colaboradores. “Todos os dias, as nossas equipas trabalham na construção do futuro da televisão, desenvolvendo soluções tecnológicas que estão presentes em plataformas de streaming em todo o mundo”, nota Marina Magro, sem adiantar o valor do investimento nas novas instalações de Aveiro.
Fomos parte essencial no lançamento do Peacock nos Estados Unidos em 2020 e liderámos a criação da plataforma tecnológica do SkyShowtime, disponível em 22 países europeus, incluindo Portugal.
Segundo Marina Magro, “Portugal tem uma importância estratégica crescente para a Sky”, nomeadamente devido à qualidade de talento existente nas áreas de engenharia e tecnologia. Na prática, realça, “a televisão do futuro é made in Portugal”. “A inovação que nasce na Sky Portugal está a transformar a experiência de milhões de utilizadores, tornando o streaming mais acessível, intuitivo e flexível”, salienta.
O grande salto deu-se em 2018 quando a Comcast adquiriu o grupo Sky. A Sky Portugal transformou-se num hub tecnológico com o objetivo de desenvolver uma plataforma de streaming de excelência preparada para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, cujos direitos pertenciam à Comcast.
“Desde que nos juntámos ao grupo Comcast em 2018, a Sky Portugal tem estado na linha da frente do desenvolvimento tecnológico global”, assinala. “Fomos parte essencial no lançamento do Peacock nos Estados Unidos em 2020, liderámos a criação da plataforma tecnológica do SkyShowtime, disponível em 22 países europeus, incluindo Portugal, e no ano passado lançámos a nova aplicação Showmax em mais de 40 países africanos“, exemplifica.
Para a diretora-geral da Sky Portugal, “o streaming veio revolucionar a forma como se consume conteúdos, seja ver uma série no SkyShowtime como Yellowstone ou 1923, um blockbuster como Oppenheimer, ou um dos favoritos dos mais novos, como o Patrulha Pata, tudo está disponível 24/7, e cada utilizador decide quando e onde quer ver”.
Nos próximos anos, a Sky Portugal tenciona consolidar-se como um centro de excelência tecnológica dentro do grupo Sky e NBC Universal, “impulsionando a inovação e expandindo de forma sustentável as equipas”, refere a responsável, em declarações ao ECO/Local Online. Reforçar a posição da Sky no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor do streaming também faz parte dos objetivos da empresa.
Para levar esta missão bom porto, a empresa quer atrair e reter ainda mais talento, além de aprofundar parcerias estratégicas com universidades, como o Instituto Superior Técnico, a Universidade de Aveiro e a Universidade da Madeira. “Investimos ativamente na formação e no desenvolvimento de jovens engenheiros, garantindo que o país continua a ser um polo de inovação tecnológica”, sustenta.

Mas a empresa tem alguns trunfos na manga a partir de Portugal para reforçar o seu posicionamento no mapa mundial. “No plano tecnológico, estamos focados em lançar novas funcionalidades que melhorem a experiência do utilizador e consolidem a nossa liderança no streaming de desportos em direto em grande escala“, adianta Marina Magro.
Para isso, a Sky Portugal já está a trabalhar na uniformização da plataforma tecnológica. “Estamos a consolidar todos os serviços de streaming do grupo numa única estrutura de software desenvolvida por nós, o que permitirá acelerar a inovação em todos os territórios.”
Ainda de olhos postos na inovação, um dos focos estratégicos passa pela redefinição da experiência de consumo de vídeo em dispositivos móveis. “A forma como interagimos com conteúdos está a mudar, esbatendo as fronteiras entre entretenimento, redes sociais e gaming. Já não se trata apenas de assistir, mas de viver experiências interativas e personalizadas”, salienta.
Atualmente, a Sky Portugal encontra-se a testar funcionalidades inovadoras, como vídeos verticais e minijogos dentro da aplicação móvel. “Estas experiências permitem-nos analisar diferentes padrões de interação e afinar continuamente a oferta de conteúdos para maximizar o engagement com o utilizador”, detalha.
A empresa vai, em breve, abrir candidaturas para o programa anual de estágios de verão, que chegará à 8.ª edição.

Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sky Portugal aposta na “televisão do futuro” a partir de Aveiro
{{ noCommentsLabel }}