Município de Braga compra edifícios à Arquidiocese por 1,4 milhões de euros

Autarquia liderada pelo social-democrata Ricardo Rio adquiriu o Cinema São Geraldo à Arquidiocese para criar um novo centro de artes digitais e multimédia.

Cinema São Geraldo, Braga11 abril, 2025

A Câmara Municipal de Braga já comprou à Arquidiocese o antigo Cinema S. Geraldo e o edifício contíguo conhecido como Pé Alado, localizados no Largo Carlos Amarante, por um valor global de 1,4 milhões de euros. “Estes dois imóveis emblemáticos da malha urbana bracarense passam agora para a esfera pública com o objetivo claro de os reconverter para usos culturais e comunitários estratégicos”, adianta o município liderado por Ricardo Rio.

“Esta é uma medida importante para a valorização do nosso património e para a promoção da cultura e criatividade em Braga”, assinala o autarca Ricardo Rio, citado num comunicado.

No Cinema São Geraldo vai nascer um novo centro de artes digitais e multimédia, direcionado para a experimentação artística, formação e cruzamento disciplinar entre arte, ciência e tecnologia. O futuro espaço significa mais um passo para afirmar Braga enquanto Cidade Criativa da Unesco na área das Media Arts.

Esta é uma medida importante para a valorização do nosso património e para a promoção da cultura e criatividade em Braga.

Ricardo Rio

Presidente da Câmara Municipal de Braga

Com o futuro Media ArtsCenter, reforçamos a nossa posição no panorama das Media Arts, a nível internacional; e com a nova sede da União de Freguesias [de São Lázaro e São João de Souto], damos também resposta à necessidade de qualificar os serviços prestados à população”. A União de Freguesias vai funcionar no edifício Pé Alado depois de obras de reabilitação.

Segundo a autarquia, a aquisição dos dois edifícios foi formalizada a 2 de abril deste ano com o Seminário Conciliar de Braga: o Cinema São Geraldo representou um custo de 745 mil euros enquanto o edifício Pé Alado cifrou-se nos 659 mil euros.

Entretanto, a câmara minhota está a ultimar o lançamento do concurso público para as obras de reabilitação dos dois edifícios, cuja candidatura será apresentada no âmbito do programa Norte 2030, mediante uma linha de financiamento dedicada à regeneração urbana e requalificação de equipamentos públicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Município de Braga compra edifícios à Arquidiocese por 1,4 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião