Entre o ouro e o âmbar: a CR&F XO Fine & Rare que transforma a tradição em arte
Prazeres

Entre o ouro e o âmbar: a CR&F XO Fine & Rare que transforma a tradição em arte

Rita Ibérico Nogueira,

João Portugal Ramos assina a 4ª edição da CR&F XO Fine & Rare, uma aguardente que homenageia a tradição portuguesa com um perfil moderno e um carácter irrepetível.

A arte de criar aguardente, como a de compor um grande perfume ou um relógio raro, exige tempo, rigor e sentido de detalhe. A nova edição limitada da CR&F XO Fine & Rare, lançada agora pela mão de João Portugal Ramos, é um tributo à obsessão pela perfeição, uma celebração do saber fazer português, com origem num terroir singular — a Região Demarcada da Lourinhã, única no país, e irmã das célebres Cognac e Armagnac, em França, a que João Portugal Ramos chamou de Lourinhac.

Num estojo onde tradição e modernidade se entrelaçam — com serigrafia a ouro, gargantilha numerada e lacre histórico —, esta edição surge a tempo da Páscoa, pronta para celebrar momentos a vida à mesa. Destacando-se pela cor dourada intensa e reflexos âmbar, resultado do prolongado estágio em barricas de carvalho francês e nacional, no nariz, revela notas elegantes de frutos secos, como nozes e amêndoas torradas, envolvidas em nuances de baunilha, caramelo e especiarias. A influência Atlântica da região nota-se ainda num leve toque iodado e salino. No palato, a textura sedosa e equilibrada confirma os aromas, com destaque para o fruto seco tostado, mel e chocolate negro. A acidez bem integrada confere frescura e prolonga o processo de degustação, enquanto as notas de madeira nobre e especiarias acrescentam estrutura e sofisticação. O seu fim de boca é longo, persistente e harmonioso, deixando uma sensação de calor e elegância. É a companhia ideal para iguarias como o bolo de noz, o figo ou o tradicional folar da Páscoa.

A aguardente XO Fine & Rare é uma história engarrafada: da minúcia do processo de destilação ao envelhecimento em madeiras nobres, da escolha rigorosa das castas à alquimia da mistura final. Uma obra-prima para apreciadores exigentes — ou simplesmente para quem sabe que há prazeres que merecem ser raros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.