Mais de metade dos contabilistas já trabalham em regime híbrido

  • Rita Atalaia
  • 28 Maio 2025

A preferência pelo trabalho híbrido ganhou força entre os contabilistas. Um inquérito realizado pela OCC revela que, atualmente, 60% optam por este regime face a 47,3% em 2021.

A pandemia de Covid-19 obrigou as empresas a mudar a sua forma de trabalhar e a adotar o teletrabalho. Uma alteração na dinâmica do mercado laboral que acabou por não desaparecer por completo mais de cinco anos depois da crise pandémica. Isto está à vista no regime híbrido que acabou por ganhar força em várias áreas, nomeadamente entre quem gere as contas das empresas. Um inquérito realizado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) mostra que mais de metade dos profissionais do setor dizem trabalhar alguns dias à distância e outros presencialmente.

Os resultados do inquérito, realizado durante o mês de março e que contou com a resposta de 6.187 inquiridos (na sua maioria mulheres e com grau de licenciatura), revelam que a “preferência pelo trabalho híbrido acentuou-se em 2025”, com “60% das pessoas a preferirem este regime”. Em 2021, eram 47,3%. Enquanto o presencial é a opção para 31% dos contabilistas, os inquiridos que optam por trabalhar exclusivamente online representam apenas 9%.

Os dados divulgados pela Ordem liderada por Paula Franco mostram ainda que, “em 2021, os contabilistas referiram um aumento do volume de trabalho muito superior ao que declaram em 2025 (78% vs 52,5%)”. Já no que diz respeito aos rendimentos, 20% referiram ter aumentado em 2021, mas em 2025 esta percentagem mais do que duplica (43%).

Avenças baixas limitam crescimento da atividade

Ainda assim, a esmagadora maioria não está satisfeita com as avenças. De acordo com o inquérito, “91% considera que não recebe uma remuneração justa face à importância dos serviços prestados e às competências e habilitações necessárias ao exercício da profissão”.

As baixas avenças, aliás, fazem parte da lista de principais barreiras ao crescimento da atividade apontadas pelos profissionais. Isto além da deslealdade entre pares, a inteligência artificial, burocracia, formação e excesso de legislação. Apesar destes desafios, os contabilistas estão otimistas para o futuro.

“A confiança relativamente ao futuro e a realização profissional são os dois indicadores com uma evolução positiva significativa”, indica a OCC, sendo que “60% afirma confiança em 2025 vs 26% em 2021”. Quanto à realização, enquanto 40% afirmaram sentir-se realizados em 2021, em 2025 a percentagem é de 60%.

A maioria dos profissionais (88%) diz ainda que a Ordem contribui “bastante” e “muito” para o exercício da profissão, sendo que 72% recorreram a esta entidade para pedir ajuda com questões relacionadas com a sua atividade profissional.

Soluções digitais já fazem parte do dia-a-dia

Para responder ao aumento do volume de trabalho, os contabilistas contam com ferramentas digitais que permitem libertá-los de tarefas rotineiras, ao mesmo tempo que reduzem os custos e a possibilidade de cometer erros.

O inquérito conclui que 95% dos inquiridos já adotaram e utilizam regularmente soluções digitais na sua prática. Muitos estão dispostos a dar o passo em frente e começar a usar inteligência artificial (IA). “63% estão disponíveis para integrar soluções de IA na sua prática diária”, revelam os números divulgados pela OCC.

Entre as ferramentas digitais mais utilizadas, o Toconline, o sistema integrado de gestão empresarial da OCC, surge em primeiro lugar (1.419), seguido pelo Sage (583) e o Excel (580).

A par do desafio da digitalização e da adoção da IA no dia-a-dia, os profissionais do setor têm também de enfrentar exigências em termos da sustentabilidade. Atualmente, “97% não possuem qualquer certificação na área da sustentabilidade” e apenas “53% alterou os procedimentos ou processos tendo em vista a melhoria da pegada ecológica”. Isto ainda que 98% considerem importante uma prática sustentável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de metade dos contabilistas já trabalham em regime híbrido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião