Bélgica vai tributar mais-valias com ativos financeiros

O país era um dos poucos na Europa que não aplicava um imposto sobre as mais-valias com ativos financeiros, como ações e criptomoedas. O novo regime pode entrar em vigor a partir de janeiro de 2026.

A Bélgica vai começar a tributar as mais-valias com ativos financeiros, como ações e criptomoedas, uma prática que já é comum noutros países europeus, avança a Reuters.

O ministro das Finanças belga, Jan Jambon, afirmou num comunicado divulgado na segunda-feira que será criado um imposto de 10% sobre as mais-valias com ativos financeiros. Até agora, a Bélgica era um dos poucos países europeus que não tinha um imposto desta natureza. O imposto sobre os rendimentos é, porém, elevado, com taxas até 50%.

Os fundos obtidos com este imposto vão permitir reformar o sistema de pensões, aplicar políticas de migração mais rigorosas e aumentar o investimento na defesa, referiu ainda o ministro num post na rede social X.

O novo imposto será aplicado quando os ganhos forem realizados, como, por exemplo, através de uma venda, e incidirá apenas sobre os lucros obtidos após a entrada em vigor do novo sistema, o que, segundo os jornais belgas, ocorrerá a 1 de janeiro de 2026. A Reuters contactou o ministro das Finanças para confirmar esta data, mas não obteve resposta.

Além disso, para aqueles que detêm uma participação de, pelo menos, 20% em qualquer empresa, será aplicada uma taxa de imposto reduzida e progressiva, com uma isenção de um milhão de euros a cada período de cinco anos.

Os produtos de poupança para a reforma e os planos de seguro coletivo estarão totalmente isentos deste imposto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bélgica vai tributar mais-valias com ativos financeiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião