Unicórnio Tekever compra Cocoon Experience

A empresa de design e 'user experience' portuguesa já vinha colaborando há vários anos em projetos civis e de defesa com a fabricante de drones nacional.

A fabricante de drones Tekever acaba de concluir a compra da Cocoon Experience, empresa que atua nas áreas user experience e service design. O valor da operação não foi divulgado.

“A entrada da Cocoon Experience no universo Tekever confirma o nosso compromisso não só em criar os produtos e tecnologias mais inovadores, mas também em garantir que os nossos utilizadores permanecem no centro do processo de desenvolvimento. Depois de anos de uma relação muito próspera com a Cocoon Experience, damos um passo em frente nesta parceria em nome de um objetivo comum: ajudar os nossos clientes a transformarem-se para tirar realmente partido da taxa exponencial da evolução tecnológica”, diz Ricardo Mendes, CEO da Tekever, citado em comunicado.

As duas empresas nacionais já vinham colaborando há vários anos em projetos civis e de defesa. Agora a equipa da Cocoon, “composta por cientistas comportamentais, estrategas de design e especialistas em UX”, vai trabalhar exclusivamente com a Tekever. Irá a “ajudar a dimensionar e acelerar o desenvolvimento do produto e a base de clientes em rápido crescimento” da unicórnio nacional.

“Durante anos, colaboramos de perto com a Tekever, partilhando a mesma visão de como o design pode alavancar a sofisticação tecnológica. Esta união representa uma excelente oportunidade para aplicarmos a nossa abordagem human-centric em contextos verdadeiramente impactantes e críticos, contribuindo para soluções que melhorem a segurança e a eficácia operacional a uma escala global”, diz Anabela Fernandes, sócia-gerente da Cocoon Experience, citada em comunicado.

Esta abordagem centrada no utilizador “provou ser fundamental em algumas das suas operações mais exigentes — incluindo missões na linha da frente na Ucrânia”, destaca a Tekever em comunicado. “Nestes cenários de alto risco, colocar o utilizador no centro do processo de conceção melhorou diretamente a eficácia operacional, permitindo uma tomada de decisões mais rápida e uma maior adaptabilidade em ambientes complexos e em tempo real”, refere.

A fabricante de drones nacional, recorde-se, atingiu recentemente o estatuto unicórnio, tendo anunciado planos de investimento no Reino Unido (470 milhões de euros) e França (100 milhões).

Dos cerca de mil colaboradores atuais na empresa, com 20 nacionalidades, 70% está localizado em Portugal, tendo a empresa uma fábrica em Ponte de Sor e o centro de engenharia nas Caldas da Rainha. “Temos muitas centenas de pessoas em Portugal, é a nossa maior base. Trabalhamos muito com a indústria toda em Portugal. Só o ano passado — em 2025 será mais —, comprámos em Portugal, penso que cerca de 12 milhões de euros. E nos próximos três anos — não cinco, como é o plano que estamos a apresentar para a Inglaterra —, incluindo 2025, vamos comprar em Portugal, à indústria portuguesa, cerca de 100 milhões de euros, se não for mais”, adiantou em maio Ricardo Mendes, em entrevista ao ECO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Unicórnio Tekever compra Cocoon Experience

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião