Populações de aldeias evacuadas em Nisa regressam ainda hoje a casa, diz autarca

  • Lusa
  • 29 Julho 2025

As autoridades evacuaram esta terça à tarde as aldeias de Pé da Serra e São Simão e parcialmente a aldeia de Vinagra, em Nisa, na sequência do incêndio rural.

Os habitantes das aldeias que foram evacuadas esta tarde em Nisa, distrito de Portalegre, na sequência do incêndio que deflagrou esta terça-feira no concelho, vão regressar a casa ao início da noite, disse à Lusa a presidente do município. De acordo com Idalina Trindade, grande parte dos habitantes de Vinagra, São Simão e Pé da Serra ainda permanecem no Pavilhão Municipal de Nisa para tomar uma refeição e, depois, “voltar ao conforto do lar”.

“Vão comer uma sopa e uma fruta para regressar ao conforto do lar com direito a alimentação e sem qualquer perturbação”, disse. Idalina Trindade indicou ainda que o combate ao incêndio na serra de São Miguel “está a evoluir favoravelmente”. As autoridades evacuaram esta terça à tarde as aldeias de Pé da Serra e São Simão e parcialmente a aldeia de Vinagra, em Nisa, na sequência do incêndio rural.

Na aldeia de Vinagra há registo que uma mulher ficou desalojada, segundo disse à Lusa fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, que desconhecia se a habitação ardeu total ou parcialmente. Uma outra fonte da Proteção Civil disse também à Lusa que nesta aldeia arderam duas viaturas e um casão agrícola.

De acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, o fogo, para o qual foi dado o alerta às 12:32, consome uma área florestal com pinheiro e eucalipto. Às 20:05, de acordo com a página de Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, combatiam o incêndio 329 operacionais, apoiados por 107 veículos e dois meios aéreos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Populações de aldeias evacuadas em Nisa regressam ainda hoje a casa, diz autarca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião