JNcQUOI Asia renova carta de verão (e mantém-nos a olhar para oriente)

JNcQUOI Asia renova carta de verão (e mantém-nos a olhar para oriente)

ECO,

A experiência amplia-se com novos pratos (e reinterpretações). O chef Mário Esteves introduziu novos pratos no JNcQOI Asia.

Destino de quem procura sabores asiáticos em Lisboa, o JNcQUOI Asia introduziu este verão novos pratos na sua carta (e algumas afinações), mantendo intacta a sua filosofia: um encontro de culinárias orientais, o forte do seu chef, Mário Esteves. A aposta são ingredientes frescos e sazonais para criar estes sabores de tradição oriental juntando à mesma mesa, e sem conflito, Japão, China, Tailândia e Índia.

Nestes dias quentes, a esplanada que recria o ambiente caótico e intenso das metrópoles asiáticas com néons, muito verde e o quiosque central é o melhor local para saborear os novos pratos da carta, num ambiente que junta, em partes iguais, grupos e pares, nacionais e internacionais, numa autêntica Torre de Babel. O mais raro mesmo são mesas vazias pelo que, na sala ou ao fresco, reservar é sempre uma ideia sensata.

Eis as novidades. Nas entradas, shokupan com tempura de camarão picante, o naan bread com atum e ovas, o naan com frango tandoori e tempura de camarão com maionese de chilli. Nos pratos principais, nasi goreng com gamba cristal, caranguejo do Alaska com manteiga de citronela e shokupan e o peixe do dia grelhado com molho sichuan, espargos e cogumelos. Para os apreciadores de carne, wagyu grelhado com molho ponzu, o ribeye com molho yakiniku ou sang choy bao de entrecosto caramelizado, que já fazia parte da carta mas tem agora uma nova apresentação (desossado), que joga a favor dos comensais. Também há novas tentações na lista de sobremesas. Pão de Ló de Ovar acompanhado de gelado indiano Kulfi, tarte romântica com caramelo salgado e whisky Nikka e o mochi JNcQUOI.

As novas propostas de Mário Esteves, à frente da cozinha do JNCcQUOI Asia desde a abertura em 2017, convivem com os clássicos entre os clássicos, do dim sum aos noodles passando pela salada de tofu e alface iceberg fresquíssima (um efeito cujo segredo, contado por quem conhece é conseguido graças à congelação até uma temperatura que, essa sim, se manterá secreta) ou a sobremesa baba de rinoceronte.

Servida a partir de uma taça gigante, em doses generosas, esta sobremesa faz parte do sem-fim de momentos cuidadosamente coreografados do serviço do JNcQUOI, aquele sítio onde até as garrafas de água estão arrumadas tão simetricamente como num museu. E há uma escanção, Marina Rodrigues, que merece que a sua profissão seja dita em português, porque numa carta equilibrada entre vinhos nacionais e internacionais, é do Dão que fala com paixão. Há pratos novos na carta do JNcQUOI, sim, mas o serviço mantém-se um ballet digno de apreciar.

O que é preciso saber:

Morada: Avenida da Liberdade, 144, Lisboa
Horário: Domingo a quarta-feira das 12h00 às 00h00; quinta-feira a sábado das 12h00 às 02h00
Reservas: 21 051 30 00 | [email protected]

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.