Britânicos da Forfar compram Escola Internacional de Torres Vedras
Escola privada da zona Oeste passa a fazer parte do grupo de Londres e nomeia nova diretora, Kate Sommerville, no âmbito desta aquisição, que é a sua segunda em Portugal.

A Escola Internacional de Torres Vedras (EITV) foi comprada pelos britânicos da Forfar Education e passou a integrar o grupo que tem presença em Almada além do Reino Unido, Espanha e Andorra. O negócio na educação privada, cujo valor não foi publicado, surge cerca de um ano após a compra do Colégio do Vale na Charneca de Caparica.
A operação marca o início de uma nova era na instituição de ensino, porque inclui mudanças curriculares, novas oportunidades de mobilidade internacional, tendo em conta que agora faz parte de uma rede global de escolas, e a nomeação de Kate Sommerville como diretora. Com mais de 20 anos de experiência em educação internacional acumulada em funções na Europa e na Ásia, Kate Sommerville implementou projetos pedagógicos centrados no aluno em diferentes contextos escolares.
Da International Sharing School no Taguspark desloca-se para Torres Vedras, após ser uma das fundadoras da The Lisboan International School, que pertence ao grupo Artemis Education – também com sede no Reino Unido – e na qual estão a ser investidos 75 milhões de euros.
No âmbito da transação, haverá ainda investimento em infraestruturas: o campus perto da entrada da autoestrada A8 será alvo de melhorias, incluindo espaços ao ar livre e áreas de aprendizagem de aventura, seguindo o modelo Forest School, uma abordagem pedagógica que promove o contacto com a natureza, práticas de sustentabilidade e em prol do bem-estar dos alunos.
Os novos donos da escola privada da região Oeste preveem ainda a introdução dos Cambridge A Levels e a opção de diploma duplo, com percursos organizados para acesso a universidades e carreiras específicas. “Serão reforçados os programas de desenvolvimento pessoal, como o Character Strenghts, o Junior Dukes e o Duke of Edinburgh’s Award. Tanto os alunos como professores e assistentes pedagógicos vão poder participar em intercâmbios, projetos colaborativos e formações com as escolas do grupo Forfar Education”, informa a Forfar Education.
Nos planos de expansão está também a criação de parcerias com universidades, projetos ligados ao mercado do trabalho, novos recursos pedagógicos e a “valorização da equipa docente”, embora não se saiba ao detalhe em que consiste esse reconhecimento, além da formação dos professores.
“Esta parceria reflete uma filosofia partilhada de uma educação enriquecedora, alicerçada em valores familiares tradicionais e rigor académico, com ensino de nível mundial e uma forte ligação ao contexto global no âmbito do grupo Forfar. Juntos, estamos comprometidos em investir no futuro da EITV, ampliar as oportunidades, aprofundar o currículo internacional e reforçar a base existente para apoiar o potencial de cada aluno”, explica, em comunicado, o John Forsyth, diretor executivo da Forfar Education, em comunicado.
“Esta integração representa uma oportunidade extraordinária para a EITV continuar a crescer e a inovar, sem nunca perder a sua identidade”, acrescenta Kate Sommerville, nova diretora da EITV.
A EITV tem, desde 2004, Eduardo Castro como gestor e diretor pedagógico. A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras prevê manter uma relação de proximidade com a nova direção, tal como tem acontecido nos últimos 20 anos. Laura Rodrigues lembra que a escola fundada em 2005 “veio dar resposta à crescente necessidade de uma educação com currículos internacionais” e, desde então, tem tido “uma trajetória sólida e inovadora”.
O objetivo da educação internacional chegou também com a missão de “criar um espaço que não só oferecesse uma formação de excelência, mas que também fosse um ponto de encontro de culturas, valores e conhecimentos”; segundo a autarca.
Notícia atualizada com comentário da Câmara Municipal de Torres Vedras
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Britânicos da Forfar compram Escola Internacional de Torres Vedras
{{ noCommentsLabel }}