Pedro Duarte promete novo terminal de 6 milhões para “aliviar” trânsito no Porto
Pedro Duarte promete um novo terminal para "descongestionar o trânsito em Campanhã, melhorar a experiência dos passageiros e reforçar a aposta do Porto numa mobilidade inovadora e sustentável".

Se ganhar a corrida à Câmara do Porto, Pedro Duarte, candidato da coligação PSD/CDS/IL, vai avançar com um novo terminal rodoviário intermodal em Campanhã, junto ao novo “feiródromo”, para “aliviar o trânsito do centro da cidade”. A medida custa seis milhões de euros e visa “responder à sobrelotação do atual Terminal Intermodal de Campanhã (TIC)”.
Inaugurado em 2022, o TIC “já regista cerca de 650 movimentos diários de autocarros, mais 25% do que o previsto inicialmente“, assinala o antigo ministro dos Assuntos Parlamentares, considerando que “ultrapassou rapidamente as previsões iniciais e está hoje sob forte pressão, provocando congestionamentos e más condições para os passageiros”.
Para fazer frente a estes congestionamentos, o líder da coligação “O Porto Somos Nós” propõe a construção de “um novo terminal para garantir uma mobilidade eficiente, sustentável e confortável para todos”. Pedro Duarte acredita mesmo que “um novo terminal vai descongestionar o trânsito em Campanhã, melhorar a experiência dos passageiros e reforçar a aposta do Porto numa mobilidade inovadora e sustentável”.
Esta é, aliás, sustenta, “uma medida integrada numa visão de longo prazo, que prepara a cidade para o crescimento da procura, consolida o Porto como referência em mobilidade urbana e regional e, acima de tudo, contribui para a qualidade de vida dos portuenses.”
Um novo terminal vai descongestionar o trânsito em Campanhã, melhorar a experiência dos passageiros e reforçar a aposta do Porto numa mobilidade inovadora e sustentável.
Estão em cima da mesa duas localizações possíveis na zona oriental da cidade: a primeira, “a priorizar”, é em parcela municipal e terreno da Metro do Porto, junto à estação de metro Nasoni, com quem Pedro Duarte se compromete a negociar; a segunda, como alternativa, localiza-se junto à estação Nau Vitória, em terreno privado.
Em estudo está também o funcionamento deste novo espaço: concentrar no novo terminal os serviços nacionais e internacionais de longo curso, deixando o TIC dedicado a carreiras urbanas e intermunicipais; ou dividir entre ambos as rotas de longo curso, segmentando-as em nacionais e internacionais.
Além de Pedro Duarte, concorrem à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU – coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro – coligação NC/PPM), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (Fazer à Porto – independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (PLS).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pedro Duarte promete novo terminal de 6 milhões para “aliviar” trânsito no Porto
{{ noCommentsLabel }}