Grupo de defesa checo CSG avança para IPO. Quer levantar 3,8 mil milhões
A negociação das ações na Bolsa de Amesterdão da empresa de defesa é esperada já para a próxima sexta-feira 23 de janeiro. A CSG é um dos grandes fornecedores de equipamento militar à Ucrânia.
O grupo de defesa checo CSG vai avançar para um IPO de 15,2% das ações da empresa, colocando a avaliação da companhia que produz munições e viaturas militares nos 25 mil milhões de euros. A negociação das ações na Bolsa de Amesterdão é esperada já para a próxima sexta-feira 23 de janeiro.
A oferta é composta de 30 milhões de novas ações e cerca de 122 milhões de ações já existentes, incluindo um lote suplementar (over-allotment) detido pelo proprietário e CEO da empresa, o multimilionário checo Michal Strnad. A oferta fixa em 25 euros o preço por ação, de acordo com o prospeto, noticia a Reuters (conteúdo em inglês/acesso reservado). Pretende levantar 3,8 mil milhões de euros, incluindo 3 mil milhões de euros líquidos para o dono da empresa, refere o prospeto.
Liderada por Strnad, a empresa defesa europeia é uma das que tem registado maior crescimento, produzindo munições de pequeno calibre, viaturas militares, radares e quer agora expandir para motores de caças e drones. A CSG tem sido ainda um dos grandes fornecedores de munições e equipamento militar para a Ucrânia.
O interesse da empresa em avançar para um IPO era já conhecido e surge num momento geopolítico que tem impulsionado a valorização em bolsa das empresas de defesa. Se os objetivos forem atingidos, a oferta será a maior entrada em bolsa em Amesterdão desde 2006, ano em que a KKR levantou 5 mil milhões de dólares.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})
Grupo de defesa checo CSG avança para IPO. Quer levantar 3,8 mil milhões
{{ noCommentsLabel }}