Obrigada pelas flores, mas prefiro Equidade de Oportunidades!

  • Sandra Alvarez
  • 7 Março 2023

Adoro flores, mas gosto de ser eu a comprá-las, com o meu ordenado, igual ao dos homens. Outro tema a ser resolvido, pois segundo a comissão europeia a imparidade salarial ainda é de 14%.

Vivo o Dia da Mulher com uma sensação agridoce. A sua comemoração lembra-me o desequilíbrio que continua a existir, nomeadamente ao nível da liderança, mas por outro lado penso que comemorá-lo pode ser uma forma de incentivar à mudança.

Sabemos que empresas com mulheres em posições de liderança tendem a ser mais inovadoras, criativas e a ter melhor desempenho financeiro. Os estudos provam-no. Um estudo publicado pelo Peterson Institute for International Economics (2019), que analisou mais de 21 mil empresas em 91 países, descobriu que a presença de mulheres em cargos de liderança está positivamente correlacionada com o desempenho financeiro das empresas; um relatório do McKinsey Global Institute (2018) revelou que as empresas com maior diversidade de género na sua liderança têm 21% mais hipóteses de obter lucros acima da média da sua indústria e um outro estudo, publicado pela Harvard Business Review (2016), provou que equipas com mais mulheres têm um desempenho melhor em tarefas que exigem pensamento criativo e inovação.

As mulheres são metade da população mundial e merecem ter uma voz igualmente forte em todas as esferas da vida. Assim, quando estão sub-representadas em posições de poder e influência, isso envia uma mensagem muito negativa sobre o valor e a importância das mulheres na sociedade.

Continuo a ver enormes vantagens, para as empresas, em optarem por mulheres na liderança, especialmente nas áreas de comunicação, onde as características intrínsecas ao género feminino se encaixam na perfeição com as necessidades destes negócios.

As mulheres tendem a ser mais orientadas para as pessoas e a valorizar a diversidade de opiniões e ideias. Tendem também a ser mais eficazes na criação de uma cultura de trabalho inclusiva e colaborativa, onde todos os colaboradores se sintam valorizados e ouvidos.

A inclusão e a diversidade são fontes de inovação e criatividade. Quando há variedade de perspetivas e experiências representadas numa equipa, há maiores hipóteses de surgirem soluções criativas e eficazes, para os problemas que enfrentamos.

As mulheres têm maiores capacidades multitarefas e habilidades efetivas de gestão de tempo, o que as torna capazes de liderar vários projetos em simultâneo.

As mulheres tendem a ter uma comunicação mais efetiva, por serem mais hábeis na comunicação interpessoal e terem maior capacidade de construir relacionamentos. Geralmente são mais sociais e empáticas, o que lhes permite criar relacionamentos mais fortes com clientes, parceiros e colegas de trabalho.

A liderança feminina pode ajudar a incentivar o desenvolvimento de talentos diversos na organização. Elas são frequentemente modelos a seguir para outras mulheres dentro e fora da empresa, inspirando-as a procurarem também papéis de liderança e a acreditarem que é possível.

Adoro flores, mas gosto de ser eu a comprá-las, com o meu ordenado, igual ao dos homens.
Outro tema a ser resolvido, pois segundo a comissão europeia a imparidade salarial ainda é de 14%.

#EmbraceEquity

 

*Sandra Alvarez, managing director PHD

  • Sandra Alvarez
  • Managing director da PHD

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Obrigada pelas flores, mas prefiro Equidade de Oportunidades!

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião