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As campanhas, agências e marcas mais premiadas de 2022

Rafael Ascensão,

Já é conhecido o ranking Creative 100, da WARC, com as campanhas, agências, marcas e países mais criativos do mundo. A campanha vencedora foi The Lost Class, da Leo Burnett Chicago.

Já são conhecidas as campanhas, agências, marcas e países mais premiados do mundo. De acordo com o Creative 100, elaborado pela consultora de marketing WARC, antes conhecido como Gunn Report – a campanha que ganhou mais prémios no último ano é a The Lost Class, assinada pela Leo Burnett Chicago para a Change the Ref.

Segue-se The Unfiltered History Tour, realizada pela Dentsu Creative Bangalore (Reino Unido) para a VICE, e Piñatex, da L&C New York, para a Dole Sunshine Company/Ananas Anam.

A campanha vencedora tem como objetivo sensibilizar, através da educação, para os tiroteios massivos que acontecem recorrentemente nos estabelecimentos de ensino dos EUA. No vídeo é mostrada uma cerimónia realizada para os mais de três mil alunos do ensino secundário que perderam a vida em situações ocorridas com armas de fogos. As imagens das cadeiras vazias falam por si, mas são acompanhadas por áudios de pedidos de ajuda dos estudantes durante os tiroteios.

A segunda campanha é um filme das obras “disputadas” e “roubadas” a outros países, através de uma visita em realidade aumentada ao Museu Britânico (British Museum), da qual “o museu não tem conhecimento, ainda”. Focando-se em artefactos como o escudo de Gweagal (Austrália) ou a coleção Amaravati (Índia), a campanha visa comunicar um conjunto de histórias da Vice, num site interativo e num podcast de dez episódios que conta com a participação de especialistas dos países originários dos artefactos.

Já a terceira campanha vencedora introduziu “Piñatex”, um produto vegan e sustentável, feito através de folhas de ananás e que se assume como uma alternativa à pele. No vídeo da campanha, através de cuidados planos cinematográficos, mostra-se como a produção do ananás e dos seus derivados conduz à produção de desperdícios (três toneladas a cada tonelada de ananás colhido), mote para apresentarem a nova e ecológica parceria que vai permitir reutilizar esses desperdícios e torná-los numa oportunidade de negócio.

Burger King é a marca mais criativa

Quanto às marcas, e pelo quinto ano consecutivo, o Burger King é a mais criativa, contando com quatro campanhas no Top 100. Segue-se a Heineken e a Google.

Os principais anunciantes são a Anheuser-Busch InBev, a Unilever e a Restaurant Brands International.

No que toca às agências, a Publicis Milan é a mais premiada entre as agências de publicidade, seguindo-se a norte-americana Area 23 New York e a francesa BETC Paris.

A Ogilvy foi a rede de agências mais criativa, seguindo-se a DDB Worldwide e a FCB.

No lugar cimeiro das holdings, com sete redes entre as 50 primeiras, surge a WPP, acompanhada pelo Omnicom Group e pelo Interpublic Group.

Os Estados Unidos da América lideram, por uma grande margem, o ranking dos países mais premiados (7806.4 pts), seguindo-se o Reino Unidos (2330.4 pts) e a França (1852.3 pts). Neste ranking composto por 50 países, Portugal aparece na 41.ª posição, ao conquistar 67.9 pontos.

Realizado desde 1999 pela WARC, o ranking Creative 100 compila as campanhas e companhias mais premiadas pela sua criatividade, avaliando e atribuindo pontos às campanhas (e às marcas e agências que as assinam) tendo em conta os prémios conquistados. Os resultados refletem dados de 2022.

Neste ranking não aparece nenhuma campanha portuguesa.

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