Negócios +M

Consultora LLYC compra americana BAM

Carla Borges Ferreira,

A avaliação inicial da BAM é de 12,2 milhões de euros e a LLYC está a adquirir uma participação inicial de 80% da empresa.

Rebecca Bamberger, CEO da BAM, e Alejandro Romero, sócio e CEO Global da LLYC

A LLYC anunciou esta sexta-feira a compra da BAM, empresa de relações públicas e de marketing que nos EUA trabalha sobretudo empresas tecnológicas apoiadas em capital de risco. A aquisição acelera a estratégia de crescimento da consultora e duplica a sua dimensão nos EUA, adianta a empresa liderada em Portugal por Marlene Gaspar.

A avaliação inicial da BAM é de 12,2 milhões de euros e a LLYC está a adquirir uma participação inicial de 80% da empresa. O preço inicial pode ser ajustado com base no desempenho de 2022 a 2025, adianta. A agência continuará a operar com a sua marca.

Com esta operação, os EUA passam a ser o terceiro maior mercado da LLYC, com um total consolidado de receitas de 15,7 milhões de euros. Espanha, país de origem, continua a ocupar a primeira posição, com 36 milhões de euros, e no México as receitas situam-se nos 16,7 milhões de euros, avança a companhia.

“A aquisição da BAM reforça a nossa estratégia de crescimento internacional e permite que a LLYC cresça rapidamente nos EUA e amplie a nossa proposta de serviços“, afirma Alejandro Romero, sócio e CEO Global da LLYC, citado em comunicado. “O espírito empreendedor, as competências e os relacionamentos profundos da BAM com startups tecnológicas e a comunidade do capital de risco diferenciam-na de outras agências do mesmo espaço”, prossegue.

Com esta aquisição a LLYC fica com uma equipa de 65 profissionais. A sede da BAM é em San Diego, na Califórnia. No entanto, acrescenta a LLYC, a empresa tem atividades em 14 estados, “criando um equilíbrio perfeito de presença geográfica no país em acréscimo aos escritórios consolidados da LLYC em Miami, Washington D.C. e Nova Iorque”, prossegue.

Presente em 20 geografias, a LLYC “quase duplicou a sua dimensão desde 2020”, dobrou o EBITDA neste período e, contabiliza ainda, melhorou as suas receitas operacionais em 36% em 2022, que passaram a 72,7 milhões de euros.

Após dois anos de esforço meticuloso e mais de 65 reuniões com potenciais parceiros, finalmente encontrámos o nosso parceiro: a LLYC, acrescenta Rebecca Bamberger, CEO da BAM, que se manterá em funções. “A união com a LLYC é o passo seguinte natural na evolução da BAM e uma oportunidade extremamente empolgante para a nossa equipa. O alcance global, as competências digitais e a profundidade da especialização da LLYC darão aos clientes da BAM e, implicitamente, ao ecossistema de capital de risco, ainda mais recursos”, acrescenta também em nota de imprensa.

Ab InBev, DHL, Siemens, Fortinet e a Universidade do Arizona são alguns dos clientes da LLYC nos EUA.

“A aquisição da BAM faz parte do ambicioso plano da LLYC de duplicar a sua dimensão nos próximos quatro anos através de aquisições seletivas de empresas que atuam em áreas-chave ou mercados estratégicos”, contextualiza a companhia.

Beso (México), Apache (Espanha), China (Espanha), Impossible Tellers (Espanha), S/A Comunicação (Brasil), EDF (EUA), Arenalia, Diplolicy (Espanha) e Factor C (Chile) foram as outras agências compradas nos últimos oito anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.