Google vai incorporar Inteligência Artificial para a criação de publicidade
O objetivo é revelado depois de a receita com publicidade da Google ter sofrido uma queda de 4% no último trimestre.
A Google está a planear incorporar inteligência artificial (IA) para a criação de publicidade nos próximos meses, revela o Financial Times.
A inteligência artificial “está a desbloquear um mundo de criatividade”, revelou a Google na “AI-powered ads 2023”, uma apresentação a que o Financial Times (FT) teve acesso e onde foi explicado que a Google pretende usar esta ferramenta para criar novos anúncios tendo por base os materiais produzidos por profissionais de marketing.
A estes cabe fornecer os conteúdos – entre imagens, vídeos ou textos – que serão depois misturados pela ferramenta de inteligência artificial e transformados em anúncios que têm por base o público que se pretende atingir ou outros objetivos designados.
Esta nova tecnologia será incorporada no Performance Max, um programa da Google, disponível desde 2020, que usa um algoritmo de modo a ajudar os anunciantes a definirem a sua estratégia, nomeadamente no que diz respeito à forma de investir o orçamento de marketing, onde podem ser encontrados mais clientes (em plataformas da Google como o YouTube, Maps ou Discover) ou onde devem ser colocados os anúncios.
Perante as preocupações que têm surgido quanto à possibilidade de as ferramentas de IA poderem disseminar desinformação, a Google explicou ao FT que pretende colocar “proteções” que permitam evitar erros desse tipo, quando ocorrer o lançamento da ferramenta, agendada para os próximos meses.
A receita da Google com publicidade sofreu uma queda de 4% no último trimestre de 2022, numa quebra de 2,2 mil milhões de dólares (cerca de 2 mil milhões de euros) para 59 mil milhões de dólares (cerca de 54 mil milhões de euros), em relação ao ano anterior, revelou a Campaign.
Em fevereiro a Google lançou o Bard, uma nova ferramenta de inteligência artificial em resposta ao ChatGPT, da concorrente Microsoft. Esta ferramenta retira informações da Internet de modo a fornecer respostas aos utilizadores, que a podem usar tanto com um objetivo puramente informativo como criativo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.