+M

YouTube com publicidade em vídeos de desinformação climática, aponta organização CAAD

Rafael Ascensão,

Segundo o estudo da CADD, foram identificados, no YouTube, 200 vídeos de desinformação climática com anúncios. Até ao dia 17 de abril, os conteúdos contavam com 73,8 milhões de visualizações.

Embora o YouTube se tenha comprometido, em outubro de 2021, a não colocar publicidade em vídeos que contivessem desinformação climática, a plataforma estará a lucrar com alguns desses vídeos, aponta a Climate Action Against Disinformation (CAAD).

Segundo as “Diretrizes de conteúdo adequado para publicidade” da Google, os conteúdos que “contrariem consensos científicos sobre a existência e as causas da mudança climática” não são passíveis de “gerar receita de publicidade”.

No entanto, segundo um estudo da CADD, foi possível identificar 200 vídeos no YouTube com desinformação climática, todos com anúncios. Até ao dia 17 de abril, estes conteúdos contavam com um total de 73,8 milhões de visualizações.

Conforme é referido no estudo, nos vídeos foram identificadas frases como “resumindo, não há nenhuma ligação entre o CO2 e a temperatura”, ou “a histeria climática é apenas outro Cavalo de Tróia reformulado para a tirania comunista anti-branca e anti-ocidental”. Estes vídeos tinham publicidade de marcas como a Costco, Politico, Tommy Hilfiger, Nike, Hyundai ou Emirates.

Em alguns casos, o YouTube divide a receita dos anúncios com o canal que o colocou, alegadamente dando 55% da receita ao criador do conteúdo e retendo os restantes 45%“, lê-se no relatório.

Embora todos os vídeos analisados ​tenham, em algum momento, exibido anúncios, durante a realização do estudo o YouTube removeu anúncios em oito dos vídeos. Em dois, na sequência de uma sinalização externa, nos restantes seis por iniciativa da própria plataforma.

Segundo o mesmo estudo, 63% dos artigos populares que negam as alterações climática continham anúncios da Google (também da Alphabet). A organização alega ainda que o Google permitiu que o The Daily Wire colocasse anúncios em pesquisas sobre o tema “mudança climática é uma farsa” (“climate change is a hoax”). O Daily Wire é conhecido por ser abertamente de direita e por negar o aquecimento global.

Já um artigo do The Times, datado do dia 20 de janeiro, referia também que a Google estava a permitir a existência de publicidade junto de artigos que apelidavam a mudança climática de uma “farsa” e “uma grande mentira”, embora já tivesse anunciado há mais de um ano que iria bloquear o Google Ads em conteúdos que contivessem desinformação climática.

A CAAD “aconselha” assim a Google a reforçar o seu compromisso de não lucrar com conteúdos de negação climática nas suas plataformas e recomenda a que a plataforma “expanda” a sua política de forma a cobrir mais formas de desinformação climática.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.