Ideias +M

Oceanum Liberandum e EDP querem bater recorde de limpeza subaquática

Rafael Ascensão,

Na campanha do ano passado, que contou com a colaboração de 597 mergulhadores de todo o mundo, foi possível retirar do mar mais de 3,5 toneladas de lixo.

Um recorde do Guinness já foi conquistado no ano passado, em Sesimbra: o de maior número de mergulhadores a efetuar uma ação de limpeza do mar em 12 horas, com a presença de 597 mergulhadores. Agora, a organização pretende alcançar o título de maior limpeza subaquática do mundo em 24 horas ou menos.

A Oceanum Liberandum volta a contar com o apoio da EDP na sua iniciativa de limpeza subaquática na costa de Sesimbra, no próximo dia 27 de maio. Este ano, o objetivo passa por superar a primeira edição e envolver ainda mais voluntários e entidades nacionais e internacionais, de modo a conquistar o recorde de maior limpeza subaquática do mundo em 24 horas ou menos.

Na campanha do ano passado, que contou com a colaboração de 597 mergulhadores de todo o mundo, foi possível retirar do mar mais de 3,5 toneladas de lixo, entre garrafas de plástico e de vidro, armadilhas de pesca, pneus, latas de alumínio, e outros resíduos que colocam em risco o ecossistema marinho.

“Além do objetivo imediato de recolha de resíduos do mar, esta iniciativa tem também o propósito de reforçar a importância das ações de proteção da vida marinha e alertar para a urgência do combate às alterações climáticas. Após a recolha, a organização pretende dar uma nova vida a esses resíduos, tentando que a maioria seja reutilizada na criação de peças de vestuário, móveis ou peças de arte – para tal, prevê-se o envolvimento de mais organizações que vão contribuir para dar uma segunda vida a esses artigos”, explica-se ainda no site da EDP.

“A EDP associa-se a esta iniciativa pelo seu compromisso com a ação climática e com as iniciativas que contribuem para proteger os oceanos. É nesse sentido que dirige boa parte dos seus esforços, tendo planos para investir 1,5 mil milhões de euros em projetos renováveis no oceano até 2025, com destaque para a aposta na energia eólica offshore. Um investimento que reflete um claro foco na sustentabilidade deste recurso vital para garantir uma transição energética que combata as alterações climáticas”, refere ainda a empresa de energia.

Qualquer mergulhador certificado pode participar nesta ação, necessitando apenas de se inscrever presencialmente num dos centros de mergulho parceiros ou através dos contactos disponibilizados no site da Oceanum Liberandum. A inscrição é gratuita.

A organização refere que é possível alugar gratuitamente o equipamento de mergulho no dia do evento, mas, dada a logística associada, solicita aos mergulhadores que levem o seu próprio equipamento. Não sendo isso possível, os mergulhadores devem indicar a necessidade de equipamento no contacto com os centros de mergulho. Cada mergulho terá uma duração máxima de 40 minutos.

Além dos mergulhadores envolvidos na limpeza subaquática, a organização pretende também mobilizar voluntários que ajudem na separação e contabilização dos resíduos recolhidos. Para tal basta que estes indiquem a sua disponibilidade através do email da associação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.