EDP Renováveis vai fornecer energia à empresa dona da Zara

A EDP Renováveis vai ser fornecedora da multinacional espanhola com energia produzida a partir de um parque eólico que está a ser construído em Espanha.

A EDP Renováveis (EDPR) assinou um acordo virtual de energia (Virtual Power Purchase Agreement ou PPA, na sigla inglesa) a longo prazo com o grupo global retalhista de moda Inditex, o grupo dono de marcas como a Zara ou a Massimo Dutti.

O anúncio foi feito pela EDP através da página da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, esta terça-feira.

A energia renovável que vai ser fornecida à Inditex será produzida a partir de uma carteira de energia eólica de cerca de 55 megawatts (MW), os quais a EDPR está a desenvolver no norte de Espanha.

A entrada em funcionamento dos projetos está prevista para 2025 e 2026, e, através da energia produzida, a EDP prevê que seja evitada a emissão de mais de 73 mil toneladas de dióxido de carbono por ano.

No início da semana passada, a EDP já havia anunciado uma parceria com outra multinacional, a Google. O contrato celebrado entre a gigante tecnológica e a energética portuguesa vai permitir desenvolver e instalar mais de 80 projetos de energia solar distribuída, o maior contrato de energia solar distribuída nos Estados Unidos, segundo a elétrica.

“A forma como a EDPR tem assegurado novos contratos de longo prazo com clientes empresariais reforça o perfil de baixo-risco da empresa e a sua estratégia de crescimento baseada no desenvolvimento de projetos competitivos e com visibilidade de longo-prazo”, lê-se num comunicado enviado pela empresa.

No plano de negócios, a EDP Renováveis comprometeu-se a investir 20 mil milhões de euros até 2026 para adicionar mais projetos renováveis à sua carteira, 40% dos quais em tecnologias onshore em países europeus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis vai fornecer energia à empresa dona da Zara

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião