Setor da comunicação faturou mais de 100 milhões em 2021, revela APECOM
A maioria (68%) dos empregos no setor são ocupados por mulheres, mas o género masculino (59%) continua a ser predominante nos cargos de liderança, revela também o estudo.
Com um crescimento de 27% em volume de negócios, o setor da comunicação atingiu os 110,6 milhões de euros em 2021. A conclusão é do estudo “O Valor da Comunicação 21” da APECOM (Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas) e da Informa DB, apresentado esta quinta-feira.
Segundo o estudo, 75% das empresas de Comunicação e Relações Públicas viu o seu negócio crescer, com uma média de crescimento de 26,8%, “superando de forma evidente a média do tecido empresarial”, refere-se em nota de imprensa.
O crescimento estende-se a todos os indicadores no setor, tendo em conta o aumento de 74% do EBITDA (para os 14 milhões de euros), de 162% nos resultados líquidos (para os 9,1 milhões de euros) e de 7,9% em número de empregados (para 1227).
Também o setor das exportações mantém a tendência de crescimento já registada em 2020, com uma variação positiva de cerca de 35%.
“Este estudo em parceria com a Informa DB faz um retrato real do bom ano que o setor enfrentou em 2021, após uma dura pandemia que afetou a totalidade da economia portuguesa”, afirma Domingas Carvalhosa, presidente da APECOM, citada em comunicado.
“Acreditamos que o mercado continuará a reconhecer valor ao setor da Comunicação e Relações Públicas e aos seus profissionais. A APECOM continuará a desenvolver o trabalho de valorização e transparência de um setor estratégico tão importante para a economia e para a sociedade, em Portugal”, acrescenta.
Ainda segundo os dados divulgados, dois terços das empresas têm entre seis e 19 anos, apresentando uma idade média de cerca de 15 anos (aproximadamente +1 ano que o benckmark do tecido empresarial).
Embora apenas 14% das empresas apresentem uma faturação entre os dois e os dez milhões de euros – classificando-se como pequenas empresas – estas representam 55% do volume de negócios do setor e são responsáveis por 46% do número de colaboradores, refletindo uma expectável concentração do mercado nos players de maior dimensão, tendo em conta que as restantes são todas microempresas.
O estudo “O Valor da Comunicação 21” conclui ainda que 20% das empresas do setor são empresas familiares e que a maioria (68%) dos empregos são ocupados por mulheres, embora nos cargos de liderança o género masculino (59%) continue a ser predominante.
“Em suma, o ano de 2021 foi caracterizado pelo crescimento acentuado dos indicadores económico-financeiros analisados e pela forte recuperação da rentabilidade das empresas do setor APECOM, o que demonstra que o setor se apresenta robusto, sólido e com os níveis de confiança a aproximarem-se dos encontrados antes da pandemia“, conclui-se em nota de imprensa.
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