Rui Gomes substitui Domingos de Andrade na direção da TSF
A alteração surge na sequência da entrada em funções, esta semana, da nova administração da Global Media. O cargo de diretor-geral editorial deixa de existir no grupo, sabe o +M.
Domingos de Andrade vai deixar a direção da TSF. O até esta semana também administrador do grupo será substituído por Rui Gomes, que assume as funções de diretor-geral da rádio da Global Media.
“Abraço este projeto pela oportunidade que me foi dada em participar e liderar um dos principais pilares, daquele que estou certo, será o mais ambicioso projeto de relançamento e reforço de um Grupo de Media nos últimos anos em Portugal“, começa por dizer, citado em comunicado ao qual o +M teve acesso, Rui Gomes.
“Um projeto com os olhos postos não só no mercado nacional, mas também, em todo o espaço da língua portuguesa. No caso concreto da TSF, o investimento terá como foco o seu reforço em todas as áreas com vista à sua modernização, crescimento e honrando um percurso de uma marca de que todos nos orgulhamos”, prossegue o jornalista, que fez parte da equipa inicial da TSF, na qual permaneceu cerca de 15 anos.
Atualmente Rui Gomes era produtor independente de rádio e conteúdos digitais e professor de Jornalismo Radiofónico na ESCS de Lisboa. O profissional foi também vogal da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), indicado pelo PS, função à qual renunciou em fevereiro de 2017.
“A Global Media Group (GMG) agradece a Domingos Portela Andrade, que cessa as suas funções de Diretor Editorial da TSF, todo o empenho e dedicação mostrados ao longo do tempo em que exerceu estas funções”, termina o grupo no comunicado.
Domingos de Andrade, recorde-se, foi nomeado responsável editorial de todas as marcas do Global Media Group, e diretor da TSF, em novembro de 2020. Nessa altura, Rosália Amorim assumiu a direção do Diário de Notícias, que passou a diário em dezembro desse ano, e Inês Cardoso do Jornal de Notícias.
Na nova estrutura, e ao que o +M apurou, não vai existir a função de diretor-geral editorial.
José Paulo Fafe, Diogo Agostinho e Filipe Nascimento, recorde-se, foram esta terça-feira nomeados membros do conselho de administração do Global Media Group (GMG), dono do Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF e O Jogo, saindo Domingos de Andrade e António Saraiva da administração.
José Paulo Fafe, até ao final de maio administrador do Tal & Qual, foi indicado pelo WOF (World Opportuny Fund), fundo que entrou, com uma participação de 38%, no capital da Páginas Civilizadas, empresa de Marco Galinha, que por sua vez reforçou para 50,25% a sua participação no Global Media Group. De acordo com a informação à qual o +M/ECO teve acesso, está previsto que o fundo aumente ainda mais a sua participação na Páginas Civilizadas.
Nesta quinta-feira, os membros eleitos do Conselho de Redação, a Comissão Mista e os delegados sindicais da TSF manifestaram preocupação com os desenvolvimentos na Global Media, que culminou com a saída de Domingos de Andrade do Conselho de Administração do grupo, e manifestaram “inequívoco apoio à direção da TSF e, em especial, ao diretor Domingos de Andrade”, defendendo “que, dentro de um quadro adverso e de muitas limitações, tem conseguido não só registar melhorias na situação financeira da rádio, mas, sobretudo, imprimir uma dinâmica de recuperação do prestígio da marca TSF, fundamental para a GMG”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.