Sustentabilidade! Compromisso ou greenwashing?
Mas o que é comunicar verde? É ser verde, agir como verde e comunicar como marca. É ir mais além e transformar o verde num propósito, num valor e não apenas numa ação tática.
O planeta e nós precisamos do compromisso! Penso que não há dúvida nesse ponto. As dúvidas surgem quando tentamos equilibrar os modelos de negócio, produtos ou serviços, a rentabilidade, tentado responder às necessidades das pessoas e promoção do seu bem-estar, mas sem colocar em causa a sociedade e o meio ambiente.
A sustentabilidade é isso mesmo, conseguir atender às necessidades das gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras, garantindo equilíbrio entre o desenvolvimento económico, o respeito pelo meio ambiente e o bem-estar social.
Nos anos mais recentes, com o aparecimento de todas as regulamentações, políticas e metas climáticas e ambientais, as empresas deparam-se com novos desafios a ultrapassar, compromissos a estabelecer e objetivos a atingir. As marcas tentam definir o seu papel neste campo, analisam como ser pioneiros ou apenas como acompanhar as evoluções. Tentam definir uma estratégia ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceite.
É uma grande tarefa! Do outro lado, temos consumidores cada vez mais despertos para a sustentabilidade, e a exigir das marcas uma ajuda neste compromisso conjunto pelo futuro.
E como as marcas comunicam?
Umas no rush concorrencial, acabam por comunicar o que não fizeram de uma forma mascarada e não transparente e acabamos com o famoso greenwashing. Tentam enganar, mas mais ou cedo ou mais tarde serão surpreendidas pelos consumidores.
Outras marcas, com estratégias e projetos fortemente implementados, perdem-se a comunicar todas da mesma forma… sem diferenciação.
Uma empresa que enalteço pela forma como comunica os seus avanços na área da sustentabilidade é a Apple. Com humor, mas fala diretamente com a mãe natureza.
Comunicar temas complexos, não é fácil, mas para além da criação de projetos efetivos e reais na área da sustentabilidade é necessário aprender a comunicar verde! São investimentos avultados, são repensar estratégias e caso a marca não consiga puxar todo o valor acrescentado, desenvolvido nesta área, para a sua marca, não criará valor e será apenas mais uma no mercado.
Mas o que é comunicar verde? É ser verde, agir como verde e comunicar como marca. É ir mais além e transformar o verde num propósito, num valor e não apenas numa ação tática. É repensar a forma como a marca existe e ter criatividade para o dizer.
Green thoughts!
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