Canais em sinal aberto deixam de transmitir jogos das competições europeias de futebol
A Sport TV ganhou os dois primeiros pacotes, de primeiras e segundas escolhas, colocados a concurso pela UEFA. A Eleven assegurou o pacote que permite transmitir todos os outros jogos.
A partir da próxima época, entre 2024-2027, os canais em sinal aberto devem deixar de transmitir os jogos da Liga dos Campeões (UEFA Champions League). Os direitos de transmissão são divididos entre dois canais por cabo – Sport TV e DAZN (Eleven) – sendo que este último foi o detentor em exclusivo dos direitos de transmissão da Liga dos Campeões durante os últimos seis anos.
Pedro Morais Leitão, CEO do grupo Media Capital, revelou ao +M que a TVI concorreu para tentar assegurar direitos de transmissão das competições europeias e que, inclusivamente, fez uma proposta de preço “16% acima do preço praticado nas épocas 2021/2022 a 2023/2024”. No entanto, os direitos acabaram todos por ser comprados pela Sport TV e pela DAZN.
Quanto a um possível acordo com um destes canais por cabo – como aconteceu no passado com a Eleven e que permitiu à TVI transmitir jogos da Liga dos Campeões durante as temporadas 2021/2022, 2022/2023 e 2023/24 – Morais Leitão diz que a hipótese não está em cima da mesa porque “os preços tornaram-se incomportáveis para as televisões abertas”.
Também contactada pelo +M, a SIC, que transmite até ao final desta época um jogo por jornada da Liga Europa, não quis comentar.
A atribuição dos direitos televisivos da competição é feita mediante um concurso lançado pela UEFA, através da agência Team Marketing. Funciona em género leilão, quem está interessado apresenta propostas e, na data limite, é revelado quem ganhou. Previamente são definidos uma série de pacotes de conteúdos aos quais os canais podem concorrer.
Sport TV garante jogos “mais importantes”. DAZN (Eleven) fica com o resto
Este ano – tendo em conta a mudança de formato da Liga dos Campeões e das outras duas competições europeias a partir da próxima época – estavam disponíveis três pacotes: um de primeiras escolhas, outro de segundas escolhas e um pacote com todos os outros jogos.
A Sport TV ganhou os dois primeiros pacotes, tendo a Eleven assegurado o pacote que permite transmitir todos os outros jogos.
Tendo ganho os pacotes de primeiras e segundas escolhas, a Sport TV poderá optar pelo jogo a transmitir na terça e quarta-feira (dias de jogos de cada jornada da Liga dos Campeões), sendo todos os outros jogos transmitidos pela Eleven.
Quem quiser ver os jogos das equipas portuguesas, portanto, terá de fazê-lo na Sport TV, pois serão sempre esses os jogos escolhidos para transmissão, assegurou o canal ao +M.
“Havendo duas equipas portuguesas, uma joga na terça e outra na quarta-feira. Tendo a Sport TV os melhores pacotes que foram postos no mercado, que são aqueles que permitem a primeira escolha, serão sempre escolhidos os jogos das equipas portuguesas, porque são aqueles que interessam aos portugueses“, explicou fonte oficial da Sport TV.
De um total de 203 jogos por época da Liga dos Campeões, a Sport TV vai assim transmitir em exclusivo 37 partidas, todas em dias diferentes, estando asseguradas as transmissões das meias-finais e final, além de metade dos jogos (dois) dos quartos-de-final.
Já a DAZN, com este novo acordo, vai transmitir em exclusivo 166 jogos da competição por temporada. Este acordo “garante que a DAZN continuará a ser a casa da UEFA Champions League nas próximas épocas”, diz Jorge Pavão de Sousa, managing director da DAZN Eleven Portugal, ao +M.
Liga Europa e Liga Conferência
No caso da Liga Europa e Liga Conferência, o modelo de transmissão será o mesmo, sendo que essas duas ligas são vendidas em conjunto e que os jogos são todos no mesmo dia, habitualmente à quinta-feira. Nesse dia a Sport TV escolherá o jogo que quer transmitir (numa semana ou transmite um jogo da Liga Europa ou um da Liga Conferência).
Tendo em conta que “o mais provável de acontecer é ter duas equipas portuguesas na Liga dos Campeões e ter pelo menos uma equipa na Liga Europa [na Liga Conferência não está garantida a presença de equipas portuguesas, pois têm de ir a classificações], à partida serão sempre estes os jogos que a Sport TV vai transmitir“, explica a fonte oficial da Sport TV.
“O que esteve por trás da nossa estratégia foi um bocado isto, assegurar os melhores jogos com as equipas portuguesas, porque consideramos que neste tipo de investimento é isso que faz sentido, porque é isto que os portugueses mais querem ver“, acrescenta.
“Estamos perfeitamente conscientes, até pelas audiências que os jogos têm, que aquilo que as pessoas mais querem são os jogos com as equipas portuguesas. É um produto tão bom tão bom que no passado tem sido interessante para canais abertos“, refere ainda a mesma fonte.
Na totalidade das três competições europeias, a Sport TV vai transmitir 57 jogos (37 da Liga dos Campeões + 19 da Liga Europa/Liga Conferência + 1 da Supertaça Europeia). No entanto, a partir de 2025, está a ser analisada pela UEFA a possibilidade de realizar um torneio de pré-época envolvendo o campeão europeu e as três melhores equipas classificadas na fase ‘de campeonato’ da Liga dos Campeões do ano anterior, em vez da Supertaça. Nesse caso, os quatro jogos também serão transmitidos pela Sport TV.
A DAZN, por seu lado, passa a ter os direitos de transmissão de 489 jogos por época das três competições de clubes da UEFA, sendo a primeira vez que este canal vai transmitir jogos da Liga Europa e Liga Conferência. A DAZN garantiu ainda os direitos de transmissão de todos os jogos da UEFA Youth League.
“Este novo acordo garante que a DAZN continuará, não só a ser a casa da Liga dos Campeões nas próximas épocas, mas também da Liga Europa e da Liga Conferência, alargando assim o portefólio de direitos de transmissão da marca. Estas duas novas competições acrescentam valor à oferta da DAZN num período em que vai entrar em vigor um novo formato das competições da UEFA. É um orgulho podermos contar, pela primeira vez, com a transmissão da maioria dos jogos das 3 maiores competições de clubes, com este novo acordo”, refere Jorge Pavão de Sousa.
Os resumos dos jogos estão incluídos em todos os pacotes a concurso, pelo que tanto a Sport TV como a DAZN irão transmitir os resumos de todos os jogos das competições europeias.
Quanto a uma eventual subida de assinantes – tendo em conta que volta a assegurar parte dos direitos de transmissão das competições europeias – fonte da Sport TV refere que pode “obviamente” ser esperada uma subida “porque estes são jogos muito valiosos e apetecíveis”. “ão os jogos que têm as equipas portuguesas nas principais competições da UEFA, portanto para além de serem um complemento àquilo que é o posicionamento da Sport TV – que é o futebol português – são os jogos que as pessoas mais querem ver. Era isto o que nos faltava”, diz.
“As pessoas passam a ter os melhores jogos concentrados na nossa oferta, o que é uma vantagem para os subscritores, que não têm de andar a saltar de canal em canal para ver os jogos que interessam. Portanto isto interessa muito para a nossa oferta e obviamente que esperamos que seja reconhecido no mercado”, acrescenta.
Nenhum dos canais revelou o investimento relacionado com estes concursos, referindo que os valores destes acordos são confidenciais.
Um novo modelo de competição
É a primeira vez que os direitos televisivos das competições europeias de futebol estão divididos entre os dois canais por cabo, o que acontece também porque a Liga dos Campeões vai passar a ter um novo formato.
Nesta nova organização, em vez da fase de grupos, a competição vai contar com um modelo tipo “liga”, com 36 equipas (ao invés das 32 que compõem a fase de grupos atual) e oito jornadas – com as equipas a disputar assim oito jogos contra oito equipas diferentes – sendo depois estabelecida uma tabela classificativa.
Desta forma, as equipas deixam de fazer seis jogos – como acontece atualmente na fase de grupos – e passam a fazer oito jogos nesta fase que passa a ser denominada como fase de liga e não como fase de grupos.
Depois destes jogos é estabelecida uma classificação, com os oito primeiros classificados a apurarem-se automaticamente para os oitavos de final enquanto os 16 seguintes (entre o 9º e 24º lugar) disputam um play-off a eliminar, a duas mãos, para saber quais seguem também para os oitavos-de-final da competição. Os oito últimos da classificação são afastados em definitivo das competições europeias (não passam para a Liga Europa).
Dos oitavos-de-final em diante, a competição continuará a seguir o formato existente de eliminatórias até à final.
“Isto dá aos clubes a oportunidade de se testarem contra um leque mais vasto de adversários e aumenta a probabilidade dos adeptos verem as equipas de topo defrontarem-se com mais frequência e mais cedo na competição. Também resultará em jogos mais competitivos para todos os clubes”, refere a UEFA.
Segundo a UEFA, será também aplicada uma mudança de formato semelhante à Liga Europa (oito jogos e, portanto, oito adversários diferentes na fase da liga) e à Liga Conferência a partir de 2024/25 (seis jogos e, portanto, seis adversários diferentes na fase da liga), com ambas as competições a contarem também com 36 equipas na fase da liga.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.