Ideias +M

Humor é a aposta da Worten para o Natal

Carla Borges Ferreira,

António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação, explica a aposta da marca para este Natal. A campanha, com criatividade da Fuel e realização de Alexandre Montenegro, arranca terça-feira.

A Worten juntou, nos filmes de Natal deste ano, Ricardo Araújo Pereira e Inês Aires Pereira. “A Worten tem tudo para não te esqueceres de nada” é o claim da campanha que aposta em divertir os espectadores, também nesta altura do ano.

“Essa tem sido a nossa aposta nos últimos anos, sobretudo desde 2020, porque é assim que deve ser esta quadra, e isso faz cada vez mais sentido nos dias de hoje. Usar humor não é necessariamente ser cómico ou engraçado e exige muito trabalho”, refere ao +M António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Worten.

António Fuzeta da Ponte compara uma campanha publicitária a uma uma viagem de elevador. “Quem queremos encontrar nos 30 segundos que dura a nossa viagem diária de elevador? Um vizinho que nos conte uma tragédia ou que partilhe connosco algo engraçados que nos faça sorrir e ficar bem-dispostos para o resto do dia? Eu prefiro o vizinho com piada e acho que é isto que a publicidade tem de ser”, diz para ilustrar a ideia.

Na campanha deste ano, que arranca esta terça-feira, Ricardo Araújo Pereira dá vida a um boneco de Pai Natal, que ficou esquecido na fachada de um prédio de um ano para o outro. A ele junta-se um estandarte vermelho, com um anjinho – Inês Aires Pereira -, que é colocado à janela para este Natal. A conversa entre os dois “enfeites” dará um conjunto de filmes para TV e digital, incluindo um especial de Fim de Ano.

É isto que eu quero para Worten, que continue a ser uma marca democrática, que não se leva muito a sério, mas que leva a sério a sua função de oferecer tudo e mais não sei o quê aos melhores preços, da forma mais conveniente para os nossos clientes”, prossegue o responsável.

“Andrew Robertson, presidente e CEO da BBDOWorldwide, mostrou na sua apresentação deste ano no Festival Cannes Lions o Happiness Report da Oracle que mostrava precisamente isso: 90% das pessoas recordam mais facilmente um anúncio divertido e 80% recomendam marcas que usam humor, 91% dizem querer marcas que sejam divertidas e 72% preferem as marcas que têm humor face às restantes”, recorda António Fuzeta da Ponte.

Sendo o Natal um dos momentos mais importantes e de maior investimento para as marcas, inovar nesta campanha é um desafio acrescido. “Por vezes não são os grandes Budgets que fazem as grandes campanhas. Este ano o grande desafio desta campanha foi precisamente fazer algo com metade do orçamento do ano passado e estamos tão satisfeitos que conseguimos provar que a criatividade não está indexada ao budget”, responde António Fuzeta da Ponte. Até nisso o humor nos ajuda, porque uma boa piada não tem preço”, conclui o responsável.

“Já todos vimos decorações natalícias esquecidas em varandas e marquises por esse país fora. Pais Natais e Estandartes vermelhos que, desoladamente, são a prova de que nos esquecemos de muita coisa no Natal. Foi a partir dessa observação que construímos a campanha de Natal da Worten deste ano. Com o Ricardo Araújo Pereira e a Inês Aires Pereira num formato nunca antes visto, queremos trazer humor e boa disposição a esta época”, acrescenta João Madeira da Silva, co-CEO da Fuel, a agência criativa.

Com produção da Show Off, realização de Alexandre Montenegro e consultoria de produção da Pro(u)d, a campanha multimeios arranca a 28 de novembro e estará presente em TV, rádio, exterior, digital, redes sociais, catálogo, lojas, app e worten.pt.

Associada à campanha de Natal, este ano também a app tem um spot de TV dedicado e conta com propostas exclusivas, acrescenta a marca. De 1 a 24 de dezembro, a app vai ter um calendário de advento com descontos diários até ao dia de Natal e os clientes vão poder desbloquear um desconto numa categoria, marca ou produto para utilizar em compras.

Assista aqui ao making of:

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