Negócios +M

Netflix assegura transmissão de “WWE Raw” a partir de 2025 com acordo de cinco mil milhões de dólares

Rafael Ascensão,

Com este negócio, a Netflix aposta na transmissão dos eventos desportivos em direto. Atualmente, o "Raw" é o programa mais visto do USA Network (canal da NBCUniversal).

A Netflix chegou a acordo com a WWE (World Wrestling Entertainment) para a transmissão exclusiva, a partir de janeiro de 2025 e durante os próximos 10 anos, do programa “Raw”. Através deste negócio que envolve cinco mil milhões de dólares (cerca de 4,6 mil milhões de euros), segundo a Reuters, o programa de luta livre em direto chega ao streaming, abandonando a televisão linear após 31 anos.

No início do próximo ano a Netflix vai assim passar a ser a “nova casa exclusiva” do Raw nos Estados Unidos da América (EUA), Canadá, Reino Unido e América Latina, sendo que outros países serão adicionados ao longo do tempo, refere a plataforma em comunicado.

Ainda no âmbito do acordo, a Netflix vai ser a responsável pela transmissão a nível internacional (fora dos EUA) de outros programas da WWE, como o SmackDown, NXT, ou outros eventos premium como a WrestleMania, SummerSlam ou Royal Rumble. Os documentários, séries ou outros projetos que venham a ser desenvolvidos pela WWE também serão disponibilizados na Netflix a partir de 2025.

Segundo o acordo, após os cinco anos iniciais, a Netflix têm a hipótese de optar por sair ou de estendê-lo por mais cinco (perfazendo os referidos 10 anos), refere a Reuters.

Depois do anúncio do negócio, as ações da Netflix subiram 2% enquanto as do TKO Group, dono da WWE, aumentaram mais de 20%, segundo a Forbes.

“Este negócio é transformador”, considera Mark Shapiro presidente da TKO, citado em comunicado, referindo que o mesmo “alia o produto imperdível da WWE com o alcance global extraordinário da Netflix“.

“A nossa parceria, fundamentalmente, altera e fortalece o panorama mediático, expande dramaticamente o alcance da WWE e traz a transmissão semanal de eventos ao vivo para a Netflix”, acrescenta.

Já a diretora de conteúdo da Netflix, Bela Bajaria, diz que com a combinação da WWE com o “alcance, recomendações e base de fãs” da Netflix, “vamos ser capazes de oferecer mais alegria e valor” às audiências ao longo de 52 semanas por ano através de um programa de entretenimento desportivo que alia “grande personagens e storytelling ao vivo”.

O Raw é transmitido no USA Network (canal da NBCUniversal) e conta com 1600 episódios lançados desde o seu início em 1993. O programa da WWE é atualmente o programa mais visto no canal norte-americano, com cerca de 17,5 milhões unique viewers ao longo do ano, segundo a Netflix.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.