Pedro Nuno Santos liderou exposição mediática em janeiro
Os primeiros cinco lugares são todos ocupados por candidatos ao cargo de primeiro-ministro nas legislativas de 10 de março. A Pedro Nuno segue-se Ventura, Montenegro, Mortágua e Rui Rocha.
Pedro Nuno Santos conquistou a liderança da exposição mediática na televisão durante o mês de janeiro, depois de protagonizar 185 notícias, num total de 8 horas e 53 minutos de emissão.
A seguir ao secretário-geral do Partido Socialista, surge André Ventura, líder do Chega, que protagonizou 184 notícias de 8 horas e 1 minuto de duração. A fechar o pódio surge Luís Montenegro, presidente do PSD, com 6 horas e 6 minutos de duração. Os dados são do serviço Telenews, da MediaMonitor (Grupo Marktest).
Os primeiros cinco lugares no ranking de exposição mediática são todos ocupados por candidatos ao cargo de primeiro-ministro nas legislativas de 10 de março, sendo que a quarta posição pertence a Mariana Mortágua (BE), que protagonizou 137 notícias com 4 horas e 49 minutos. Rui Rocha (IL) é quinto ao ter sido protagonista na primeira pessoa em 129 notícias, num total de 4 horas e 31 minutos de duração.
Na lista dos dez nomes que mais figuraram nas notícias segue-se Manuel Pizarro, ministro da Saúde (4 horas e 6 minutos), António Costa, primeiro ministro (3 horas e 59 minutos), Paulo Raimundo, líder do PCP (3 horas e 46 minutos), Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República (3 horas e 36 minutos) e José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna (2 horas e 46 minutos).
Destaque para as quedas de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa que lideraram este ranking nas duas primeiras posições durante vários meses, sempre com grande exposição mediática.
A análise foi feita, de acordo com dados da Telenews, aos principais noticiários dos canais generalistas e excluiu programas, debates ou entrevistas. A contabilização do tempo refere-se ao tempo total de duração da notícia em causa.
Também segundo a Marktest, durante o mês de janeiro, os três principais canais da televisão portuguesa – RTP1, SIC e TVI – emitiram 254 horas de informação regular, numa subida de 0,9% face ao mês anterior. Este período de tempo informativo representa, no entanto, uma quebra homóloga de 5,1%.
Ao longo do mês de janeiro foram emitidas 7.417 notícias, registando-se uma subida de 5,1% face ao mês anterior e uma descida de 3,6% em relação a janeiro de 2023. Já a duração média das notícias emitidas foi de 2 minutos e 3 segundos, mais 5 segundos do que a duração registada em dezembro de 2023.
Em janeiro, a RTP1 foi tanto a estação que emitiu mais notícias, com 2.679 peças, como o canal que mais tempo de grelha dedicou à informação regular, num total de 94 horas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.