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Montenegro conquista liderança da exposição mediática a Pedro Nuno em fevereiro

Rafael Ascensão,

As primeiras oito posições do ranking de exposição mediática são ocupadas por candidatos ao cargo de primeiro-ministro nas eleições que decorreram a 10 de março.

Luís Montenegro liderou a exposição mediática na televisão em fevereiro, depois de protagonizar 244 notícias, num total de 12 horas e 39 minutos de duração. O presidente do PSD destronou o secretário-geral do Partido Socialista, que liderou o ranking em janeiro.

Pedro Nuno Santos caiu assim para a segunda posição, com 226 notícias de 11 horas e 47 minutos de duração. Já André Ventura, líder do Chega, ocupa o terceiro lugar do ranking, protagonizando 186 notícias, com 8 horas e 15 minutos de duração. Os dados são do serviço Telenews, da MediaMonitor (Grupo Marktest).

O top cinco do ranking de exposição mediática fica completo com Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda, que protagonizou 175 notícias com 7 horas e 14 minutos de duração, e Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, que interveio na primeira pessoa em 166 notícias, com 6 horas e 51 minutos de duração.

Na lista dos dez nomes que mais figuraram nas notícias em fevereiro segue-se Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal (6 horas e 40 minutos), Inês Sousa Real, líder do PAN (5 horas e 14 minutos), Rui Tavares, líder do Livre (4 horas e 36 minutos), Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República (2 horas e 4 minutos) e Rúben Amorim, treinador do Sporting CP (2 horas e 1 minuto).

Note-se que as primeiras oito posições são todas ocupadas por candidatos ao cargo de primeiro-ministro nas eleições que decorreram a 10 de março.

A análise foi feita, de acordo com dados da Telenews, aos principais noticiários dos canais generalistas e excluiu programas, debates ou entrevistas. A contabilização do tempo refere-se ao tempo total de duração da notícia em causa.

Também segundo a Marktest, durante o mês de fevereiro, os três principais canais da televisão portuguesa – RTP1, SIC e TVI – emitiram 226 horas de informação regular, numa quebra mensal de 10,8% e homóloga de 5,4%.

Ao longo do mês de fevereiro foram emitidas 6.698 notícias, numa descida de 9,7% face ao mês anterior. No entanto este número representa uma subida de 2,7% em relação a fevereiro de 2023. Já a duração média das notícias emitidas foi de 2 minutos e 2 segundos, menos 1 segundo do que a duração registada em janeiro.

Em fevereiro, a RTP1 voltou a ser tanto a estação que emitiu mais notícias, com 2.368 peças, como o canal que mais tempo de grelha dedicou à informação regular, num total de 82 horas.

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