Imagi-nação.pt um movimento inspirado no legado de Rui Nabeiro

  • Carlos Coelho
  • 3 Abril 2024

Mais do que recordar Rui Nabeiro com saudade um ano após a sua partida, queremos manter o seu espírito vivo, mobilizando a sociedade através do apelo à imaginação e à ação.

Terno e Eterno Rui Nabeiro deixou-nos muitos legados. Talvez o mais valioso tenha sido o das suas palavras; palavras eternas que sintetizam a sua sabedoria e nos conduzem aos diversos capítulos da sua vida. O eternamente Pai da Delta, o eternamente humanista foi, como Fernando Pessoa, muitos, tendo-se escrito a si próprio, todos os dias através do que nos dizia, através dos recados que nos ia deixando.

Lembro-me bem de alguns, um deles de tal modo importante que nunca mais deixei de os usar na minha vida e que, no contexto da nossa sociedade atual, faz cada dia mais sentido: dizia ele – Carlos, o acordo é a vitória, temos sempre que ver o lado dos outros.

Pois agora é altura de nos inspirarmos nos diversos lados dele, das suas palavras, do seus exemplos que nos tocam como se fossem imagens, notas musicais que acordam o sentido das nossas vidas, para que saibamos ser sorrisos, quando a vida nos desespera.

Sonhar, Fazer, Distribuir, Semear, Sorrir, Conquistar, Imaginar, são palavras de um texto de longo alcance, de Campo Maior para o mundo, onde a sua obra não tem pontos finais, são vírgulas de um sonho que nunca acaba.

Uma marca é o sonho do homem perpetuado na economia. Esta foi a frase que escrevi, já tem alguns anos, para explicar o que é uma marca, inspirado pelas conversas com Rui Nabeiro. Como poderia eu imaginar que estaria um dia a escrever sobre a marca da sua eternidade.

Mais do que recordar Rui Nabeiro com saudade um ano após a sua partida, queremos manter o seu espírito vivo, mobilizando a sociedade através do apelo à imaginação e à ação, através do movimento imagi-nação.pt.

O objetivo é desafiar cada um de nós a sonhar e a fazer alguma coisa pelo outro.

“As pessoas conquistam-se com palavras, com gestos de carinho.” Rui Nabeiro.

Queremos incentivar um ativismo de subtilezas que, com pequenos ou grandes gestos, sejam capazes de provocar mudanças pela positiva, com impacto concreto, numa única pessoa, ou na sociedade inteira.

Um sorriso, pode mudar uma vida; um pequeno gesto pode ser o espoletar de uma corrente de gentileza, capaz de inspirar comportamentos, produzir sentimentos e gerar empreendimentos.

Rui Nabeiro foi um homem capaz de sonhar e de fazer. Sempre acreditou nas pessoas e na sua capacidade de, com pouco, fazer muito. Foi semeador de atitudes positivas. Aos poucos foi construindo e distribuindo; materializando e motivando os outros a construir um mundo melhor para todos. O seu legado é uma forte inspiração e um compromisso social.

Ele que nos lembrou que antes de tudo mais temos de ser líderes em Imaginação, que cada um de nós tem a capacidade de transformar o mundo em cada gesto, em cada sorriso, em cada ação, em cada imaginação.

Neste momento particular em que vivemos, através deste movimento, cumprimos a vontade do homem, que acreditava que “se todos quisermos o mundo seria extraordinário.”

Obrigado por tanta inspiração, obrigado por tudo, amigo Rui. Eternamente Rui Nabeiro.

  • Carlos Coelho
  • Especialista em marcas, presidente da Ivity Brand Corp

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Imagi-nação.pt um movimento inspirado no legado de Rui Nabeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião