Omnicom lidera new business a nível global ao faturar três mil milhões. UM é a primeira entre as agências
Entre as agências, o ranking de new business a nível mundial é liderado pela UM, agência do grupo MediaBrands que registou uma faturação de cerca de 1,139 mil milhões de dólares em 2023.
O Omnicom Media Group (OMG) foi, a nível global, o grupo com o melhor resultado em termos de new business em 2023. Este foi o segundo ano consecutivo em que o OMG liderou em novos clientes.
A conclusão é do relatório “2023 New Business Balance” da RECMA (Research Company Evaluating the Media Agency Industry), segundo o qual o grupo faturou cerca de 2,99 mil milhões de dólares (cerca de 2,78 mil milhões de euros) em new business, conforme divulgado em comunicado pelo OMG.
Este é seguido de perto pelo grupo Publicis Media, com 2,95 mil milhões de dólares (2,74 mil milhões de euros). Mais atrás, na terceira posição, surge a IPG Mediabrands, com 1,70 mil milhões de dólares (cerca de 1,58 mil milhões de dólares), segundo a MediaPost.
Mas se a análise for feita de forma agregada aos últimos três anos (2021/22/23), a primeira posição do ranking passa a ser ocupada pelo grupo Publicis Media (10,660 mil milhões de dólares), seguido do Omnicom Media Group (6,283 mil milhões) e do IPG Mediabrands (1,729 mil milhões), refere o mesmo meio.
Em termos de agências, o ranking de new business a nível mundial é liderado pela UM, do grupo MediaBrands, com uma faturação de cerca de 1,139 mil milhões de dólares. Seguem-se a Hearts & Science, (1,137 mil milhões) e a OMD (885 milhões), ambas do Omnicom Media Group, refere também a MediaPost.
De forma agregada, nos últimos três anos, a OMD (OMG) é a agência que surge em primeiro lugar no ranking, seguida pela Zenith (Publicis), Starcom (Publicis), Spark Foundry (Publicis) e PHD (OMD).
O OMG, grupo dono das agências OMD, PHD e Hearts & Science, foi também o grupo de media líder em new business nas regiões da Europa, Médio Oriente e África (EMEA) e da América Latina em 2023, segundo o mesmo refere em comunicado. Já a região da EMEA foi aquela onde o grupo mais faturou (1320 milhões de dólares), seguindo-se a América do Norte (993 milhões), a Ásia-Pacífico (429 milhões) e a América Latina (248 milhões).
A posição do grupo Omnicom este ano terá sido impulsionada pelos “bons desempenhos” das suas agências Hearts & Science, OMD e PHD, as quais se encontram entre as cinco melhores classificadas em termos de novos negócios a nível global. Isto faz com que o OMG seja o único grupo de agências de media a ter todas as suas marcas entre as cinco primeiras e o único com mais de duas agências entre o top10, refere o grupo.
“No ano passado, as marcas líderes mundiais escolheram as agências OMG como os parceiros de media mais preparados para as ajudar a desbloquear um crescimento transformador num mercado cada vez mais complexo”, diz Florian Adamski, CEO do OMG, citado em comunicado.
“À medida que questões como a privacidade num mundo sem cookies, um marketplace cada vez mais centrado no negócio ou a procura por experiências coesas do consumidor ao longo do processo de compra trazem novos desafios para os profissionais de marketing em 2024, vamos empregar o nosso talento, ferramentas e tecnologia de ponta no crescimento dos nossos clientes, agências e pessoas”, acrescenta.
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