Netflix aumenta subscritores, faturação e lucros. Empresa vai deixar de revelar número de assinantes
A empresa surpreendeu os investidores ao revelar que vai deixar de divulgar atualizações trimestrais sobre os números dos seus subscritores, a começar no próximo ano.
A Netflix aumentou o seu número de assinantes em cerca de 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, alcançando um total de 269,6 milhões de subscritores a nível global. O aumento de assinantes agora apresentado mais do que quadruplica os 1,8 milhões conseguidos no período homólogo e é o triplo dos que os analistas esperavam.
“Quase 270 milhões de casas em mais de 190 países subscrevem agora a Netflix. Com uma média de mais de duas pessoas por lar, temos uma audiência de mais de metade de mil milhões de pessoas. Nenhuma empresa de entretenimento programou nesta escala e com esta ambição anteriormente“, refere a empresa numa carta aos investidores.
A decisão da Netflix de começar a combater as contas partilhadas na plataforma parece assim estar a dar frutos. Além do aumento do número de subscritores, os primeiros números de 2024 apresentam também uma faturação de 9,37 mil milhões de dólares (cerca de 8,79 mil milhões de euros) e um lucro de 2,3 mil milhões de dólares, números que se situaram acima das expectativas dos analistas e das próprias previsões da empresa.
O crescimento homólogo dos lucros foi de 78,7% e o do volume de negócios de 16%. Para o segundo trimestre, a Netflix espera crescer 15,9% em termos de faturação em relação ao mesmo período de 2023, atingindo receitas de 9,491 mil milhões de dólares.
Para este crescimento pode também ter contribuído o lançamento de opções de subscrição de valor mais baixo e com publicidade. Em janeiro, Amy Reinhard, diretora de publicidade da plataforma, revelou que esta modalidade contava à data com 23 milhões de utilizadores ativos a nível global.
Na carta aos investidores, a plataforma de streaming revela também que a sua base de subscritores com este tipo de planos cresceu 65% no primeiro trimestre do ano – depois de registar um crescimento de 70% tanto no terceiro como no quarto trimestre de 2023.
Os investidores começam a encarar a Netflix como a vencedora da batalha no negócio de streaming, que inclui empresas como a Apple, Amazon, Walt Disney Co. e Warner Bros. Discovery.
Mas a empresa norte-americana surpreendeu-os ao revelar que vai deixar de divulgar atualizações trimestrais sobre os números dos seus subscritores, a começar no próximo ano, o que vai dificultar saber se estão a aumentar ou a diminuir. Desde que está cotada há 22 anos, a empresa sempre divulgou trimestralmente os seus subscritores.
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