Marketing

Makro lança campanha para se posicionar como parceiro do canal Horeca

Carla Borges Ferreira,

Salvador Mathias, national multichannel excellence manager da marca de distribuição grossista, explica a estratégia da marca de distribuição grossista.

Salvador Mathias, national multichannel excellence manager da Makro

“Estátuas gregas? Não, não temos. Mas temos rúcula selvagem”, e “Zebras? Zebras não temos, mas temos batata para fritar”. Estas são algumas das frases da campanha que a Makro está a lançar esta quarta-feira para destacar um cabaz de 70 produtos essenciais básicos, selecionados com base numa abordagem data driven.

O objetivo, explica Salvador Mathias, national multichannel excellence manager da marca de distribuição grossista, é reforçar o posicionamento junto do canal Horeca, posicionando-se como “parceiros de negócio”.

Numa primeira leitura da campanha, este foco pode não estar evidente, mas é precisamente através deste tom humorístico e até disruptivo que o pretendemos fazer. Somos reconhecidos no mercado por termos um portefólio de produtos premium e diferenciados, especificamente pensados para os negócios da restauração, mas sentimos esta necessidade de reforçar também a comunicação deste sortido de produtos básicos e essenciais”, concretiza.

“Evidentemente, estes são produtos que podem ser encontrados em qualquer outro espaço, incluindo retalhistas, mas na Makro, com um modelo puramente grossista, trabalhamos e desenvolvemos todo este portefólio com base em formatos e dinâmicas de preços adequadas ao perfil de clientes Horeca, que procuram rentabilidade e conveniência nas suas compras”, prossegue.

Desenvolvida em parceria com a Comon, a campanha estará presente em mupis e outdoors, em digital através de uma estratégia de em earned e owned e nos espaços da marca.

“Temos vindo a reforçar toda a nossa presença e comunicação com base neste conceito de “os melhores parceiros são para todas as ocasiões”. Apostamos, por isso, em campanhas e ativações, que reforçam a relação com os clientes e possam alavancar os seus negócios”, descreve o responsável.

Em 2023, a insígnia deu palco aos clientes na campanha de aniversário, sendo estes os protagonistas em anúncios de TV, mupis, imprensa. Agora, o objetivo era reforçar a mensagem de serem um parceiro com o portefólio de produtos essenciais para o negócio Horeca. “Optámos por mensagens humorísticas e originais. E, na verdade, surgiu de uma forma muito natural. Este tom positivo, de boa disposição e de procurarmos sempre soluções criativas faz parte daquilo que somos como empresa, nas lojas, na nossa equipa de vendas”, diz.

Além desta campanha, a marca tem no terreno a ação Sabores com Música, iniciativa desenvolvida em conjunto com a Universal Music Portugal que leva, em maio, cinco artistas musicais a cinco restaurantes, para que estes possam oferecer aos seus clientes momentos exclusivos com Pedro Abrunhosa, Murta, Ana Bacalhoa, Ivandro e Soraia Tavares.

Concurso Chefe do Ano (que está a acontecer e cujo vencedor será revelado a 22 de maio), os Chefs on Fire e o Congresso de Cozinha, são também eventos nos quais a distribuidora está presente.

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