Cristina Ferreira destrona Ronaldo. É agora a figura pública com maior notoriedade espontânea em Portugal
O ranking conta ainda com figuras públicas como Madalena Abecasis, Manuel Luís Goucha, Ricardo Araújo Pereira, Helena Coelho, Nuno Markl, Rita Pereira, Wuant ou Catarina Furtado.
Cristina Ferreira é agora a figura pública com maior notoriedade espontânea em Portugal. A apresentadora de televisão destronou assim o futebolista Cristiano Ronaldo, que liderava este ranking.
Cristina conquistou a liderança enquanto figura pública ou influenciador com maior notoriedade espontânea top of mind (ou seja, cujo nome foi a primeira referência), depois de alcançar um registo de 14,4% de respostas. Os dados são da edição de 2024 do estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers”, da Marktest, que contou com uma amostra de 1202 entrevistas, realizadas entre 26 de fevereiro e 8 de março de 2024.
Já Cristiano Ronaldo, que no ano passado tinha liderado o ranking, caiu assim para a segunda posição, colhendo 10,1% de primeiras referências. O pódio fica completo com Ana Garcia Martins (A Pipoca Mais Doce), com um registo de 4,4%.
O ranking dos nomes de personalidades mais referidos em primeiro lugar conta ainda com figuras públicas como Madalena Abecasis, Manuel Luís Goucha, Ricardo Araújo Pereira, Helena Coelho, Nuno Markl, Rita Pereira, Wuant (Filipe Morgado Borges) e Catarina Furtado.
Analisando o total de referências espontâneas feitas pelos inquiridos acerca das figuras públicas que reconhecem (independentemente da posição em que os nomes foram citados), Cristina Ferreira também foi quem conseguiu o melhor registo, com um total de 34,8% de referências.
Cristiano Ronaldo voltou a ficar em segundo lugar, com 26,4% de indicações por parte dos entrevistados. Já Manuel Luís Goucha, alcançou o terceiro lugar do pódio neste critério.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.