Jornalismo

Fundação Social Bancária lança prémio para distinguir trabalhos jornalísticos sobre questões sindicais e laborais

+ M,

Ao melhor trabalho jornalístico relacionado com as áreas sindicais ou laborais, publicado no ano passado e independentemente do meio, será atribuído um valor monetário de cinco mil euros.

A Fundação Social Bancária (FSB) lançou o Prémio “Jornalismo de Mérito e Excelência” com o objetivo de distinguir “trabalhos jornalísticos em língua portuguesa que contribuíram para um melhor entendimento da opinião pública sobre questões sindicais e laborais, promovendo a excelência na cobertura destes temas nos meios de comunicação social”.

Com o lançamento deste prémio, a Fundação Social Bancária (FSB) “reforça o seu compromisso com a promoção de uma cobertura jornalística de alta qualidade sobre temas da atualidade do setor, reconhecendo a importância do papel dos jornalistas na construção de uma sociedade mais informada e consciente sobre os direitos dos trabalhadores e as dinâmicas dos movimentos sindicais”, refere-se em nota de imprensa.

Ao melhor trabalho jornalístico relacionado com as áreas sindicais ou laborais, publicado no último ano e independentemente do meio (seja imprensa, rádio, televisão ou online), será atribuído um valor monetário de cinco mil euros.

As candidaturas podem ser submetidas entre 1 de agosto e 8 de novembro. Depois dessa fase inicial, as candidaturas aprovadas serão comunicadas aos candidatos até ao dia 12 de dezembro de 2024. A avaliação dos trabalhos terá por base quatro critérios principais, sendo eles o interesse sindical, a originalidade, a relevância informativa e os recursos linguísticos.

Ao prémio agora lançado podem candidatar-se jornalistas de qualquer nacionalidade, desde que titulares de carteira profissional ou equivalente e que o seu trabalho tenha sido publicado em órgãos de comunicação social portugueses. Os trabalhos podem ser individuais ou coletivos.

O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.