Marketing

Euromilhões chegou há 20 anos a Portugal. Recorde as campanhas mais icónicas

Rafael Ascensão,

O primeiro sorteio do Euromilhões em Portugal foi há 20 anos. Decorridas duas décadas, o +M recorda as campanhas mais icónicas lançadas pelos Jogos Santa Casa no âmbito deste jogo de lotaria europeu.

Chegado há duas décadas a Portugal, o Euromilhões já criou vários “excêntricos”. Mais precisamente, desde o primeiro sorteio a 8 de outubro de 2004, o Euromilhões já atribuiu 79 primeiros prémios no país, num total de 2.9 mil milhões de euros, ocupando o quarto lugar no ranking internacional de primeiros prémios atribuídos, avança.

No que diz respeito à comunicação, esta “acompanha o posicionamento diferenciador e os valores da marca – grandiosa, ‘excêntrica’, inovadora, inspiradora, próxima e partilhada, que tem vindo a explorar situações e experiências emocionantes, umas mais quotidianas e outras mais insólitas em contextos familiares ou de comunidades”. “Trata-se de um jogo com uma imagem de modernidade e sofisticação, que invariavelmente utiliza na sua comunicação um tom descontraído e humorístico“, explica Ana Delgado, diretora de marketing dos Jogos Santa Casa, ao +M.

No entanto, esta comunicação tem vindo a evoluir ao longo dos anos. “Inicialmente, a comunicação do Euromilhões focava-se apenas em apresentar este jogo como uma oportunidade única de transformar vidas, utilizando campanhas que destacavam os grandes prémios e a emoção do jogo. Ao longo dos anos, o conceito da comunicação da marca evoluiu para incluir os eixos de partilha e a responsabilidade social, destacando o impacto positivo desta marca na sociedade e comunidade“, refere, acrescentando que está previsto o lançamento de uma nova linha criativa já em 2025.

Até ao final de 2024 os Jogos Santa Casa têm ainda previstas algumas novidades, como a comunicação de um “sorteio especial do tipo Chuva de Milionários”, em novembro, e a ativação de uma “campanha de sexta-feira 13”, em dezembro, adianta.

Hoje, o Euromilhões é uma “marca amplamente conhecida dos portugueses com uma notoriedade próxima dos 100% e uma imagem construída e consolidada por dezenas de campanhas above e below the line“, refere Ana Delgado ao +M, exemplificando com algumas das campanhas mais icónicas lançadas ao longo dos anos:

  • “Estacionamento” (a primeira campanha do Euromilhões em Portugal), da JWT

  • “Dakar”, da JWT

  • “Cabral TV”, da JWT

  • “Ilha”, da JWT

  • “Machado Costa”

  • “Casaquinho”, da Fuel

  • “Esfinge”, da Fuel

  • “Esquecido”

No total, o Euromilhões já atribui 7,5 mil milhões de euros em Portugal, ocupando atualmente o quarto lugar do ranking das vendas europeias deste jogo. Em termos de vendas brutas, ao longo destes 20 anos, o Euromilhões em Portugal acumulou cerca de 16.271 milhões de euros, “o que permitiu aos Jogos Santa Casa distribuir aos seus beneficiários cerca de 6.230 milhões de euros para o desenvolvimento das políticas sociais do Estado nas áreas da saúde, solidariedade social, desporto e cultura”, refere-se em nota de imprensa.

O primeiro prémio mais alto de sempre em Portugal foi sorteado a 25 de junho de 2024, no valor de 213 milhões de euros. O impacto deste prémio foi tão significativo que o excedente da balança de rendimentos secundários disparou 74%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.