Samsung investiga mito “Leiria não existe”. Criatividade é da Uzina
Numa série de quatro episódios desenvolvida em conjunto com a agência Uzina e a produtora Fred Fabrik, a Samsung vai averiguar a veracidade do mito da internet de que “Leiria não existe”.
Unindo-se ao humorista Guilherme Fonseca, a Samsung Portugal quer tirar a limpo – através da ferramenta Circle to Search da Google e da inteligência artificial do Galaxy S24 – se Leiria existe mesmo ou não.
O novo projeto da marca tecnológica “Leiria Não Existe” consiste numa série de quatro episódios que tem por base “um dos maiores mitos urbanos portugueses da internet“: que “Leiria é inventada e não passa de um território imaginário”.
“Introduzindo a funcionalidade do Circle to Search, presente nos smartphones Galaxy da Samsung, o humorista Guilherme Fonseca vai tentar descobrir mais informação acerca de alguns dos símbolos icónicos da cidade, como o Castelo de Leiria ou a Brisa do Lis. A partir desta ferramenta, a veracidade dos factos vai ser – ou não – confirmada”, explica-se em nota de imprensa.
Desenvolvida em conjunto com a agência criativa Uzina e a produtora Fred Fabrik, a série vai dar destaque a alguns dos sítios mais icónicos da cidade num “verdadeiro roteiro turístico”, como o Castelo de Leiria, a Praça Central, a Capela de Nossa Senhora da Encarnação ou o Santuário dos Milagres.
“Melhor do que tentar comunicar uma das funcionalidades originais dos nossos smartphones, é demonstrar o impacto que esta pode ter no nosso dia-a-dia, sobretudo para as novas gerações. E nada melhor do que um verdadeiro mito da internet para dar força a uma das ferramentas mais poderosas dos nossos Galaxy. Desde o início que acreditámos que este poderia ser o caminho e, com a ajuda do Guilherme, tudo fez sentido“, Ana Oliveira, diretora de marketing e retail da divisão de mobile na Samsung Portugal, citada em comunicado.
Disponibilizado semanalmente, nas páginas de Instagram e YouTube da marca, cada episódio foca-se num conteúdo específico da cidade, desde os monumentos à gastronomia “ou, até, desafiar os leirienses no seu conhecimento sobre a cidade onde habitam”.
“Não era qualquer marca que me levava até Leiria para provar uma teoria da conspiração. ‘Leiria’ pode não existir, mas a liberdade criativa que a Samsung me deu para escrever os guiões, e gravar na cidade, essa existiu e muito. Espero que as pessoas se divirtam tanto a ver, como nós a gravar”, refere Guilherme Fonseca.
O desenvolvimento do projeto contou também com a parceria da Câmara Municipal de Leiria e do Turismo de Leiria.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.