Media

Rupert Murdoch impossibilitado de passar controlo do império de media para as mãos do filho mais velho

+ M,

A intenção de Rupert Murdoch passava por preservar a tendência editorial conservadora do seu império de media o que, segundo o próprio, permitiria proteger o seu valor comercial a longo prazo.

A justiça norte-americana impediu Rupert Murdoch de alterar o seu plano de sucessão para passar o controlo do seu império — que inclui meios como a Fox News ou o The Wall Street Journal — para Lachlan Murdoch, o seu filho mais velho.

A intenção do barão dos media Rupert Murdoch, que avançou com uma petição no ano passado para conceder o controlo exclusivo do fundo a Lachlan Murdoch, passava por preservar a tendência editorial conservadora da News Corp e Fox Corpo, o que permitiria proteger o seu valor comercial a longo prazo, segundo o próprio.

No entanto, a mesma foi rejeitada por um tribunal do Nevada depois de uma batalha legal contra os outros filhos, que durou meses, avançou o The New York Times.

O fundo da família Murdoch divide atualmente o controlo da empresa em partes iguais entre os quatro filhos mais velhos de Rupert Murdoch — Lachlan (53 anos), James (51), Elisabeth (56) e Prudence (66) — após a sua morte. Neste sentido, um comissário do Nevada considerou que Lachlan e Rupert Murdoch agiram de “má-fé” por tentarem conceder a Lachlan o controle exclusivo do fundo familiar, o que teria bloqueado as posições dos outros três filhos que deveriam receber ações iguais de voto após a morte do pai.

Murdoch teria conseguido fazer a alteração caso tivesse sido capaz de comprovar em tribunal que estava a agir de boa-fé e de uma forma que beneficiasse todos os seus herdeiros. No entanto, o comissário Edmund J. Gorman Jr. não aceitou os argumentos apresentados, dizendo inclusive que se tratava de uma “farsa cuidadosamente elaborada“.

O advogado de Rupert Murdoch, Adam Streisand, mostrou desilusão e avançou que a intenção passa por recorrer do veredicto, sendo que a decisão do comissário está sujeita à aprovação de um juiz distrital, cuja sentença poderá ser contestada em tribunal.

Atualmente com 93 anos, Rupert Murdoch entrou no negócio dos jornais durante a década de 1950, tendo comprado a Twentieth Century Fox em 1985. O crescimento do império aconteceu com a aquisição de várias estações televisivas norte-americanas e com a criação da Fox Broadcasting. Em 1996 lançou a Fox News, o seu canal mais famoso.

Deixou a presidência da Fox e News Corp em novembro do ano passado, numa altura em que já completava mais de setenta anos numa carreia que o consolidou como um magnata dos media. Já na nota que escreveu aos funcionários na altura, Rupert Murdoch dava a entender que pretendia que o seu primogénito fosse o seu sucessor, ao qual teceu elogios. Lachlan Murdoch é um “líder apaixonado e com princípios” que pode conduzir as empresas para o futuro, escreveu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.